19/04/2018

Comissão de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 analisa sugestões para Avaliação da Pós-graduação

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 211-2020) deu início, nos dias 17 e 18 de abril de 2018, às análises das propostas enviadas por entidades que integram a comunidade acadêmica, científica e tecnológica do país acerca do modelo atual de avaliação da Pós-graduação brasileira.

O encontro aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e discutiu as sugestões enviadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Academia Brasileira de Ciências (ABC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Conselho Nacional de Educação (CNE); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Também foram consideradas as contribuições dos grupos de trabalho da Diretoria de Avaliação da CAPES e do FOPROP, além da Comissão Especial para Análise do Sistema e Processo de Avaliação da Qualidade da Pós-Graduação brasileira, realizada em abril 2016.

O grupo se reuniu ainda com o presidente da CAPES, Abilio Baeta Neves e com os diretores da agência, e apresentou uma síntese das propostas recebidas. A previsão é de que até o fim de junho seja encerrada essa fase inicial dos trabalhos.

Leia nota na íntegra do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020

"A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), criada pelo Ministro de Educação e pelo Presidente da Capes, no ano de 2012 (Portaria nº 106/2012), após a apresentação do relatório 2017 no Conselho Superior da Capes, recebeu a atribuição de realizar um estudo especifico relativo ao modelo de avaliação da PG brasileira. Neste sentido, ainda no final do ano de 2017 a Comissão solicitou à entidades que integram a Comunidade Acadêmica, Científica e Tecnologica do país, propostas relativas ao sistema de avaliação da PG brasileira.

As propostas foram entregues até a primeira semana de abril. As seguintes entidades enviaram propostas: ANDIFES, ABRUEM, ABRUC, FOPROP, SBPC, ABC, CNPQ, FINEP, CONFAP, CONSECTI, CTC/CAPES, MDIC, MCTIC e CNE. Também estão sendo consideradas as propostas dos Grupos de Trabalho da DAV/FOPROP de 2015 (GT 03 de Avaliação da PG e GT 10 de Impacto da PG) e da Comissão Especial para Análise do Sistema e Processo de Avaliação da Qualidade da Pós-Graduação Brasileira (Abril de 2016).

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG se reuniu nos dias 17 e 18 de abril na Capes, dando continuidade à análise das contribuições. Também, neste dias, foram realizadas reuniões com o Presidente e Diretores da Capes, tendo sido apresentada uma síntese das propostas recebidas. A previsão de encerramento desta fase inicial dos trabalhos é final de junho.

Prof. Jorge Audy
Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020"

Acesse a página do PNPG 2011-2020.

(Brasília – CCS/CAPES)
“CCS/CAPES” - 18.04.2018

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×