14/06/2018

Comissão analisa propostas para o Plano Nacional de Pós-Graduação

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) apresentou um documento com uma síntese de propostas durante reunião ocorrida em 12 de junho, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. No encontro, realizado na abertura do primeiro encontro do novo colegiado do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), foram apreciadas recomendações de diversas entidades sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil. Essa foi a quinta reunião da comissão em 2018.

O presidente da comissão, Jorge Audy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ressaltou a importância desse convite feito pela Diretora de Avaliação da CAPES, Sônia Nair Báo. Na oportunidade, a comissão mostrou o andamento dos trabalhos. “Pudemos refletir em conjunto com o CTC, debatendo sobre esse tema. Além disso, nos comprometemos a voltar no CTC de agosto para apresentar os resultados da nossa Comissão”, contou Audy.

Após a apresentação, a Comissão do PNPG ouviu as considerações dos membros do CTC-ES sobre os assuntos abordados. Também está previsto um encontro semelhante com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP). Joviles Trevisol, presidente do FOPROP, integra a comissão.

Para Lívio Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os trabalhos da comissão têm o objetivo de confeccionar uma única proposta, contendo uma compilação as sugestões recebidas. O intuito é aprimorar o modelo da avaliação da pós-graduação, realizada pela CAPES.

Proponentes
As entidades que colaboraram na proposição do documento foram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Academia Brasileira de Ciências (ABC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Conselho Nacional de Educação (CNE); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); e Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

(Gabriela Matos - Brasília - CCS/CAPES) - 13.06.2018

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×