22/05/2014

Colóquio Amazônicas promove diálogo sobre línguas indígenas

Programação em Belém (PA) irá apresentar trabalhos sobre fonologia, sintaxe e línguas Tupi. Inscrições abertas  

Pesquisadores, estudantes e demais interessados nos estudos de línguas indígenas terão oportunidade de acompanhar uma semana inteira de debates e conferências sobre o tema no Colóquio Internacional Amazônicas 5, evento bianual que acontecerá em Belém, de segunda-feira (26) ao dia 30.

 

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) são os realizadores do encontro, que acontece alternadamente entre países amazônicos e destacará nesta edição o tema “A estrutura das línguas amazônicas: fonologia e sintaxe”.

O principal objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação entre pesquisadores da área com base nos mais recentes resultados de estudos realizados em diversas instituições científicas. Além dos simpósios sobre fonologia (estudo do sistema de sons da língua) e sintaxe (disposição das palavras na frase), haverá apresentação de trabalhos sobre uma família linguística específica, que em 2014 será o tupi.

Segundo o pesquisador Hein van der Voort, representante do Goeldi na comissão organizadora, nos últimos 25 anos pesquisas relevantes têm sido amplamente desenvolvidas pela equipe de linguistas do museu, que ele traduz como “um dos maiores institutos de pesquisa sistemática e contínua de línguas amazônicas”.

Leia mais.

Texto: Júlio Matos – Agência Museu Goeldi

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×