05/12/2013

Colégio Dehon realiza atividade subaquática

Dehon_subaquatica

Nesta segunda-feira (2/12), foi realizada uma atividade voltada à arqueologia subaquática com alunos do ensino fundamental

 

Quatro arqueólogos do grupo de pesquisa Grupep da Unisul mostraram e explicaram como funcionam os equipamentos utilizados em mergulho ao alunos do ensino fundamental do Colégio Dehon (Unisul Tubarão), nesta segunda-feira (2/12). Na atividade, realizada na piscina do curso de Fisioterapia, os alunos tiveram a oportunidade de saber como são feitas as pesquisas em sítios arqueológicos subaquáticos.

Na primeira etapa da atividade, o arqueólogo e turismólogo Geovan Martins Guimarães conta que “cada aluno junto com um arqueólogo deu uma volta na piscina com o equipamento de respiração para mergulho. Logo depois, foi realizado um simulado, onde cada criança podia fazer a medição do artefato encontrado nos sítios arqueológicos montados no fundo da piscina, como também fazer o desenho”.

A professora Deisi Scunderlick Eloy de Farias disse que o patrimônio subaquático é bastante desconhecido da comunidade em geral. De acordo com a pesquisadora, normalmente as pessoas pensam em naufrágio como algum tesouro, com valor monetário. Mas, como todo patrimônio cultural, os naufrágios contam parte de nossa história, por isso, não possuem valor monetário. “Dar oportunidade para as crianças conhecerem esse patrimônio e a forma de pesquisá-lo foi um dos objetivos de nossa ação. Atendemos aproximadamente 30 crianças do ensino fundamental do Colégio Dehon, que tiveram a possibilidade de participar de mergulhos em área controlada, onde simulamos um sítio arqueológico submerso”, explica.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×