30/07/2021

Colapso da Educação, Colapso da Nação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

O poder da educação é imensurável, tanto que Darcy Ribeiro denuncia o projeto da elite que é em deixar a educação sempre em crise, já que este é o verdadeiro objeto para domesticar o povo e deixá-lo docilizado e subalterno.

É de Nelson Mandela a frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", e realmente ela é uma poderosa força, e nossa elite sabe deste poder que ela tem, por isso temos escolas sucateadas e profissionais da educação desvalorizados, justamente para deixar nossa educação cada vez mais fragilizada.

Contextualizando o personagem icônico que foi Nelson Mandela, a sua representatividade no mundo foi simplesmente fenomenal.

Ele representou o

Símbolo da luta contra o Apartheid, regime de segregação racial que separava brancos e negros na África do Sul, Mandela foi sempre defensor de um sistema educacional mais equânime e digno. Não está além do nosso poder a criação de um mundo no qual crianças tenham acesso a uma boa educação. Os que não acreditam nisso têm imaginação pequena.[1]

 

Mandela foi uma pessoa que sempre acreditou na educação e por ela foi a sua maior causa, fazendo a seguinte afirmação "Ninguém pode se sentir satisfeito enquanto ainda houver crianças, milhões de crianças, que não recebem uma educação que lhes ofereça dignidade e o direito de viver suas vidas completamente”.

O Brasil precisa de pessoas que acreditem na educação com Nelson Mandela acreditou e que tudo fez para efetivar esta educação de qualidade em seu país, todavia, temos líderes que sabendo de seu poder transformador, tudo faz para dissuadir as pessoas de se educarem.

Observe que o número de inscritos do Enem (O Exame Nacional do Ensino Médio) é o mais baixo desde 2007[2] e isso implica em dizer que o pobre ou estudará ou trabalhará para poder por o mínimo em casa para o seu sustento.

Pode não parecer, mas a queda de inscritos no Enem evidencia que a curto prazo, Brasil será um país com mão de obra barata, ou seja, voltaremos ao velho costume da casa grande e dos coronéis, e a mão de obra barata, a sofrida e ignorada classe trabalhadora.

Nossa elite tem fomentado cada vez mais a mais valia absoluta, ou seja, a extensão das horas de trabalho fazendo valer a mão de obra, isso implica em dizer que o funcionário não precisa pensar.

Apesar da sociedade encontrar-se na era do conhecimento, o sistema não se instiga através da educação o desenvolvimento do Capital Intelectual, do protagonismo cognoscente e da autonomia.

Esta elite deseja apenas uma massa de manobra para ser manipulada a bel prazer, enchendo os cofres com a miséria destes trabalhadores que já perderam inclusive a própria dignidade.

Como visto no tema deste texto, Colapso da Educação, Colapso da Nação, é perceptível que estamos contribuindo de forma negativa com a história de nosso país, representado pela omissão, leviandade e prevaricação de nosso maior governante, o que tem contribuído com o colapso de nossa nação.

 

[1] Para mais informações vide https://www.revistaprosaversoearte.com/a-educacao-e-a-arma-mais-poderosa-que-voce-pode-usar-para-mudar-o-mundo-nelson-mandela/

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×