CNPq recebe inscrições para Iniciação Científica até 20/5
Serão concedidas bolsas para estudantes do ensino médio e superior. Representantes dos estudantes devem enviar formulário on-line
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) recebe inscrições até o dia 20 de maio de 2014. A modalidades de bolsas concedidas são Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), com duração de até 12 meses, a partir de agosto 2014.
Interessados devem preencher uma proposta e enviar o formulário eletrônico, pelo representante de Iniciação Científica da instituição, exclusivamente, via Plataforma Carlos Chagas.
Sobre o Pibic
O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.
O Programa tem como objetivos despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; entre outros.
Pibic e Pibic-EM
O Pibic é destinado a estudantes de graduação do ensino superior. Podem participar instituições públicas, comunitárias ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim.
Já no ensino médio, o Pibic-EM é operacionalizado por uma instituição de ensino superior e de pesquisa, em parceria com escolas públicas de ensino regular, escolas militares, ou ainda, escolas técnicas e privadas de aplicação. Esta modalidade é destinada a alunos do ensino médio.
Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico