25/07/2019

CNPq premia jovens cientistas na 71ª SBPC

Além do Prêmio José Reis, entregue na abertura da Reunião da SBPC, os prêmios de fotografia e iniciação cientifica estimulam os jovens e divulgam a ciência

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em sua participação na 71ª Reunião Anual da SBPC, faz a entrega de alguns prêmios a jovens cientistas e outros destaques. Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foram entregues o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica e o Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte. No evento, estiveram presentes os seis premiados como bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, além do mérito institucional; e as primeiras colocadas do prêmio de fotografia, além da segunda colocada na categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais".

Na série Diálogos com o MCTIC, o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, conduziu uma conversa com os agraciados. Em sua opinião, os prêmios de iniciação cientifica são uma forma de ganhar os corações e mentes do jovens para a ciência. “Isso está completamente alinhado com o que o nosso ministro fala — ele tem um carinho todo especial com essa garotada,” afirmou. “ A maior prova disso é o programa Ciência na Escola que o MCTIC lançou recentemente. Precisamos convencer a garotada que é importante investir em ciência, tecnologia, pesquisa, porque há um futuro por aí".

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica está em sua 16ª edição. A premiação inclui a participação na Reunião Anual da SBPC, troféu, R$ 7 mil e dinheiro e bolsa de mestrado ou doutorado no País. O Prêmio inclui também a categoria Mérito Institucional, que foi entregue à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Já o Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte está na 8a edição. “Aqui vemos não somente a beleza das coisas, das fotos mas faz parte da produção cientifica”, afirmou o presidente, mencionando o discurso de uma das vencedoras, que disse que sem as imagens ela não poderia fazer uma análise de seu trabalho. “Tudo é um pouco de divulgação cientifica, convencer as pessoas da importância da ciência no nosso dia a dia”. 

Meninas Pantaneiras

O evento de diálogos também contou com a presença da professora Paula Fernandes, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). Ela coordena o projeto Meninas Pantaneiras na Ciência e Tecnologia, contemplado na Chamada CNPq 31/2018 destinada a projetos com Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. 

Em sua apresentação do programa, ela mostrou o trabalho que é feito na região de Corumbá. O projeto atua em cinco escolas da região do Pantanal e conta com 18 bolsas de iniciação cientifica. No âmbito do programa, as jovens participam de cursos sobre o papel da mulher na ciência, siderurgia e mineração, com visitas a empresas de mineração da região, astronomia e empreendedorismo feminino. 

“O projeto não exclui os meninos, mas é importante que tenha o foco no protagonismo das mulheres na ciência”, diz a professora. Para isso, ela busca material educativo sobre a história e a importância das mulheres cientistas no Brasil e no mundo, incluindo a série Pioneiras da Ciência, do CNPq, uma publicação online em 6 edições que contém 70 biografias de cientistas pioneiras do Brasil.

Conheça abaixo os jovens cientistas vencedores. 

PRÊMIO DE FOTOGRAFIA – CIÊNCIA E ARTE 

Na categoria imagens produzidas por câmeras fotográficas a vencedora foi Raquel de Oliveira Barreto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já na categoria imagens produzidas por instrumentos especiais, a vencedora foi Karine Bianca Nascimento, da Universidade de São Paulo (USP). 

PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
CIÊNCIAS DA VIDA

Dionisio Neto, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vencedor da categoria Iniciação Científica.

Nathália Araújo Macêdo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vencedora da categoria Iniciação Tecnológica.

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

Leonardo Leidens, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), vencedor na modalidade Iniciação Cientifica

Felipe Quirino, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), vencedor na modalidade Iniciação Tecnológica. 

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES

Higor Railan de Jesus Pereira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na categoria Iniciação Científica. 

Gabriel Closel Gomes Martins, do Centro Universitário SENAC de Santo Amaro -SP, na categoria Iniciação Tecnológica.



Saiba mais:

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica:  http://www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/ 

Sobre os vencedores desta edição:  http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7260316 

Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte:  http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr/ 

Sobre os vencedores desta edição:  http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7229244 

Com informações do CNPq

ASCOM

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×