CNPq e MEC apoiam projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica
Chamada conjunta recebe inscrições até 23 de outubro. São R$ 40 milhões a serem distribuídos até 2016
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), publicou chamada para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 23 de outubro.
As propostas selecionadas serão financiadas no valor total de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas nos anos de 2014, 2015 e 2016. A iniciativa integra a política de inovação e educação tecnológica da rede federal para o fomento da formação de recursos humanos qualificados.
O apoio é destinado a quatro linhas de pesquisa:
- A primeira foca pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo.
- A segunda, melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas;
- A terceira é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacionais;
- E a quarta linha privilegia projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.
A chamada relaciona 27 áreas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia e tecnologias para o etnodesenvolvimento em terras indígenas.
Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CNPq