07/08/2022

Clubes e Projetos Digitais

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

No início da terceira década deste terceiro milénio já existem diversas escolas públicas em Portugal Continental que disponibilizam às respetivas comunidades escolares Clubes e Projetos Digitais.

Os Clubes são espaços privilegiados de que as escolas se apropriaram para, de certa forma, darem «corpo» a parte do Projeto Educativo. Consubstanciam-se em práticas que, normalmente, motivam e cativam a participação dos alunos de forma empenhada e servem de catalisadores a todo o processo de ensino e de aprendizagem.

Atualmente, os Clubes Digitais são fundamentais para complementar programas das diferentes disciplinas. Cabe aos Clubes explorar outras potencialidades e interesses dos alunos, mas também reforçar uma mensagem que é transmitida durante as aulas. Se a Matemática nas aulas tem de cumprir o programa, nos Clubes pode ser lúdica, pode ser um jogo, ou pode ser aplicada na construção de modelos à escala mais pequena.

As atividades desenvolvidas com os alunos que frequentam os Clubes Digitais, que qualquer Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada pública portuguesa disponibiliza à sua comunidade educativa, proporcionam experiências diferentes e enriquecedoras que, por vezes, não seriam possíveis de serem alcançadas em contexto de sala de aula, isto é, somente com a frequência das Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares, socorrendo-se, para tal, das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O Diretor de qualquer escola pública em Portugal tem um papel preponderante a este nível, uma vez que deve incentivar a criação/conceção, tanto de Clubes como de Projetos Digitais, no Agrupamento de Escolas ou na sua Escola não Agrupada que tem a seu cargo, de modo a serem promovidas atividades que beneficiem a comunidade educativa, tal como vimos referindo.

Neste contexto, podemos dizer que os Clubes Digitais se constituem como uma mais-valia que uma organização educativa tem ao seu dispor, para complementar e enriquecer a oferta educativa que pretende disponibilizar à sua comunidade.

Deste modo, em muitas escolas públicas portuguesas, segundo os seus documentos estruturantes e a fim de desenvolver competências específicas nos alunos e de complementar as aprendizagens proporcionadas pelas Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares, têm sido implementados os seguintes Clubes: Clube da Terra; Clube do Ambiente; Clube de Ciências; Clube de Música; Clube de Informática; Clube de Inglês; Clube de Francês; Clube de Alemão; Clube de Espanhol; Clube de Português; Clube de Matemática; Clube de Teatro; Clube de Cinema; Clube de Desporto Escolar; Clube de Ilustração; Clube de Artesanato; Clube de Expressão Cultural; e Clube de Aeromodelismo; entre outros.

Também os Projetos Digitais enquanto ferramentas e espaços de que as Escolas públicas se vêm servindo ultimamente, para cumprirem com alguns desígnios que a comunidade educativa, aos poucos, lhes vem impondo e exigindo, concretizam atividades utilizando igualmente as novas TIC.

O Projeto é um plano para a realização de um ato; é um esboço, um desígnio. Pode, ainda, passar pela representação gráfica e escrita, acompanhada de um orçamento que torne viável a realização de uma obra.

Poderemos ainda defini-lo como um conjunto de atividades, implicando a utilização de diversos recursos, executadas para levar a cabo um determinado objetivo.

Prosseguindo em torno do conceito, poderemos, ainda, designar Projeto, como algo que é composto pela descrição de um conjunto de atividades, devidamente interrelacionadas e coordenadas, delineadas dentro de objetivos precisos, limites de tempo e de orçamento, que constituem uma obra a realizar, ainda na sua fase de planeamento.

As escolas públicas portuguesas têm ultimamente disponibilizado às respetivas comunidades educativas alguns Projetos Digitais, entre os quais se destacam os seguintes: Projeto de Promoção da Educação para a Saúde; Projeto ATLANTE (prevenção das drogas e toxicodependências em meio escolar); Projeto Juventude, Cinema e Escola; Projeto Escola Ativa; Projeto Educar para o Ambiente – Agenda 21-23; Projeto Nacional de Leitura; Projeto Arte e Literatura; Projeto Regional / Nacional de Educação Ambiental pela Arte; Projeto de Animação Socioeducativa; Projeto de Educação Sexual; Projeto CIVIS – Práticas de Cidadania; Projeto Eco-Escolas; Projeto de Filosofia para Crianças; Projeto All Includ-Ed; e Projeto Erasmus+, entre outros.

Tanto os Clubes como os Projetos Digitais visam os seguintes objetivos: atingir um maior impacto e valorização das atividades escolares; constituir-se como uma mais-valia para a aquisição de competências diversificadas; reforçar a complementaridade das aprendizagens; promover a literacia digital; desenvolver o trabalho em rede; e contribuir para a valorização da educação no que diz respeito a processos, métodos e hábitos de trabalho e de estudo, que desenvolva o rigor e a criatividade e contribua para que o ensino e a aprendizagem possam ser desenvolvidos e concretizados com prazer, utilizando as novas TIC.

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