26/12/2014

Chamada pública entre Finep e Tekes segue aberta até 15 de janeiro

Objetivo é apoiar a pesquisa entre Brasil e Finlândia, bem como impulsionar o conteúdo inovador de seus produtos. Inscrições online

 

Empresas brasileiras e finlandesas têm até 15 de janeiro para se inscreverem em chamada conjunta da Finep/MCTI com a Agência Finlandesa de Financiamento à Inovação (Tekes).Acesse o edital completo.

As propostas aprovadas receberão financiamento para ações cooperativas em pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial. A colaboração resulta de memorando de entendimento entre as duas entidades, que buscam impulsionar o conteúdo inovador de seus produtos rumo ao mercado mundial.

Lançada em 17 de novembro, a chamada abrange qualquer área tecnológica, mas Finep e Tekes priorizam segmentos como bioenergia para a indústria; indústria naval; soluções em bioeconomia; utilização abrangente de resíduos; conservação de energia e eficiência energética – incluindo economia de energia industrial, construção verde, energia renovável e outras vertentes.

Requisitos

As propostas precisam envolver pelo menos uma empresa de cada país, com possibilidade de incluir mais de uma companhia privada de cada lado. Universidades e instituições de pesquisa podem participar apenas como coexecutoras.

Os parceiros devem combinar antecipadamente sobre direitos de propriedade intelectual e estratégias de comercialização para o resultado do projeto, com necessidade de um acordo de cooperação formalizado.

Seleção

Na primeira fase, as duas candidatas principais têm que apresentar suas solicitações à agência de seu país, por meio do preenchimento de formulários disponíveis na página da chamada, em inglês e no idioma nativo de cada parte.

As versões na língua em comum devem possuir conteúdo idêntico. O endereço para envio do projeto pela Finep é gestao.projetos@finep.gov.br.

Aprovação

Se passarem para a segunda fase, os parceiros líderes de cada país precisam apresentar sua proposta de financiamento para a respectiva agência, que avaliam separadamente os projetos recebidos.

Uma vez aprovada a proposta cooperativa, o financiamento será concedido ao proponente conforme as regras das entidades, que podem ser encontrados nos sites das financiadoras. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×