30/09/2022

CÉLULA-TRONCO: POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS E TRAUMAS

Design-sem-nome-3

MENDONÇA, João Paulo Santos Neves.*;

BARBOSA, Brhuno Gabryell Alves.**;

DA SILVA, Isaquiel Joaquim.**;


* Professor Orientador. Docente na Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Química e Pedagogia.

**Graduandos pela Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste.


      As células-tronco desenvolvem um excelente papel dentro do organismo humano, possibilitando o surgimento de diferentes tipos celulares, e a renovação e reparação de tecidos que compõem o corpo humano; são divididas em três tipos: embrionárias, adultas e induzidas. Segundo Lygia Pereira (2008) os documentos científicos referentes a células-tronco vêm crescendo de maneira exponencial e trazendo novos paradigmas à comunidade, o que alimenta o interesse do público e de possíveis investidores, acarretando a aceleração dos resultados das pesquisas.

      Esses tipos celulares originam-se da mitose dos zigotos e podem ser extraídas do cordão umbilical, medula óssea e cada órgão contém uma certa quantidade dessas células, que tem como principal função a regeneração ao longo do ciclo da vida. Através da revisão bibliográfica, buscar-se-á discutir acerca das caraterísticas e funções deste tipo de célula; como também sua estrutura e variações, desenvolvimento e aplicações em possíveis tratamentos com a utilização destas células.

      O presente documento foi feito com cunho de complementar um novo campo de conhecimento, buscando como publico alvo pesquisadores e estudantes que se interessam pelo ramo da biologia celular e no desenvolvimento de cura para determinadas doenças.

CÉLULAS TRONCO E SUA FORMAÇÃO NO SISTEMA IMUNOBIOLÓGICO

      Existem vários tipos de células troncos que desempenham diversos papéis e funções no organismo do ser humano, entre elas a diferenciação, origem de tecidos e renovação de celular, conforme aprestado na figura 1, as mesmas são classificadas em três tipos, sendo as totipotentes, pluripotentes e multipotentes (SOUZA, Verônica. et al, Lima, Reis, Ramalho, Santos. 2003).

      As totipontentes tem habilidade de originar qualquer célula tronco no organismo, seja do sistema nervoso periférico ou central, essas seriam as células troncos presente principalmente no cordão umbilical, também são chamadas de células troncos embrionária estão presente no ser humano por um curto prazo de tempo (PEREIRA, 2008).

      As pluripontentes apresentar a função de renovação e originação de vários tecidos, porém não possuem a habilidade de gerar um organismo completamente, estão principalmente presentes na medula óssea. As células troncos multipontentes são mais diferenciadas, por exemplo, de acordo Souza (2003) a sua diferenciação em um determinados órgão gerará novos tecidos apenas para o organismo que a célula foi designada.

      Há várias subclasses de células troncos que apresentam um papel importante no sistema imunobiológico, como as adultas, hematopoiéticas, neurais, muscular e epiteliais, cada uma delas são responsáveis por seu respectivo nicho quando trata-se de renovação celular.

DOENÇAS E TRAUMAS – O FOCO DA CIÊNCIA

      Conforme foi publicado pela BVSMS (2008) Doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer e degenerativas afeta o corpo humano das maneiras dolorosa e continua, o pode também desencadear depressão e diversos traumas psicológicos, tornando-as um dos principais objetivos de pesquisas e analise das mesmas para que seja encontrada seus respectivos tratamentos.

      As doenças degenerativas começam afetando as células causando lesões de maneira progressiva e constante, podendo afetar ossos, vasos sanguíneos e tecidos, o que impacta o sistema nervoso que sofre danos conhecidos nos tempos atuais como irreversíveis e em alguns casos levando a morte (MATHEUS, 2020).

      Quando é falado de traumas, é referido a lesões, impactos acidentais, rompimentos de tendões e articulações, e feridas conforme apresentado na figura 3, que em grande partes das vezes impossibilita a mobilidade e acaba impactando na vida cotidiana do paciente, muitas vezes alguns traumas físicos são causados por acidentes no trabalho, esportes, automobilísticos e entre outros (CETS, 2020).

CÉLULAS-TRONCO – ALTERNATIVA AO TRATAMENTO

      Como citado anteriormente estão sendo feitos diversos investimentos em pesquisas para tratamentos de doenças degenerativas e traumas irreversíveis com o nível de medicina atual, e uma das principais esperanças para pesquisadores são as células troncos que por si só possuem a capacidade de autorenovação (REZENDE, Thalita, e col, Archanjo, 2018).

      De acordo com o artigo publicado por PEREIRA (2008), estudos mostram que células troncos pode substituir os transplantes de órgãos tradicional, por transplantes das mesmas como fonte de tecidos devido a sua alta capacidade de proliferação e autorenovação,  o que se tornaria uma fonte ilimitada.

      Segundo REZENDE (2018), as células-troncos vem sendo utilizadas para o tratamento de diabetes tipo 1, também utilizadas regeneração de neurônios e do pâncreas, coração e cérebro e até mesmo na diferenciação de tecidos musculares. Em 2022 famílias optam por armazenar células troncos embrionárias no momento do nascimento da criança para utiliza-las em possíveis tratamento de doenças no decorrer da vida do individuo, em tratamentos de lesões na colunas as células troncos são retiradas do pacientes cultivadas e inseridas novamente no sistema circulatório do paciente, promovendo a possível recuperação de movimento. (ECRIO, 2021).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

      Com o presente trabalho foi possível concluir a evolução anda de mão dada com a humanidade, e com cada dia que passa chegamos mais próximos de criar soluções para problemas que oprimem a sociedade, seja causando dor ou saudade dos que com o tempo seguem em diante por conta desses males, trazendo esperança aos desnorteados.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×