18/08/2021

Carreira proteana: o que é e quais são suas características?

Carreira-proteana-caracteristicas

Mudanças no mercado de trabalho ocorrem a todo momento – e isso não dá para negar. A forma como empresas e colaboradores se conectam já não é mais a mesma que há alguns anos e, hoje, existem diferentes caminhos que podem ser seguidos quando falamos da trajetória profissional a ser construída. Um deles é a carreira proteana. Porém, você sabe o que isso significa?

Antes, vamos contextualizar: ao abordarmos esse tema, um dos nomes de destaque é Douglas T. (Tim) Hall, professor de administração da Universidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, o autor fez algumas publicações sobre o tema, sendo a primeira em 1976.

O que é carreira proteana e quais suas características?

Segundo Hall, ela é definida como aquela em que a pessoa (e não a empresa) está no comando, em que a liberdade e o crescimento são os principais valores. O pesquisador diz que, nesse caso, os critérios de sucesso são subjetivos. Aqui, ele aponta que, no modelo de carreira tradicional, o foco está em pontos que incluem posição hierárquica e salário, com um compromisso diante da empresa.

No modelo idealizado por ele, o trabalhador pensa mais em sua satisfação pessoal. Nesse quesito, o desenvolvimento está ligado com um processo que envolve algumas frentes, como aprendizado contínuo e ter a capacidade de se deixar levar pelos desafios. Com isso, a pessoa não fica estagnada e, ao longo do tempo, se reinventa.

Junto a isso, o papel do profissional que segue ou que deseja construir esse estilo de carreira é estar em constante aprendizado. A necessidade de se aperfeiçoar parte dele, que pode investir, inclusive, em uma pós-graduação para adquirir conhecimento e desenvolver novas habilidades importantes para a sua jornada profissional.

Aqui, o conceito de Hall foi construído com base na semelhança de Proteu, um deus marinho da mitologia grega. Sua habilidade era conseguir, diante da sua vontade, mudar a sua aparência. Com isso, podia transformar seu aspecto físico e ser qualquer espécie ou forma que desejava. Isso significa que a liberdade ganha mais destaque em razão da realização pessoal.

Além disso, essa analogia indica que, assim como o processo de metamorfose do deus grego, as pessoas devem seguir seus sonhos e fazer o que é melhor para sua caminhada profissional. Portanto, deve-se colocar em primeiro lugar e não somente executar o que a empresa acredita que seja melhor para o colaborador.

Cada profissional tem suas próprias ambições e desejos. Por isso, hoje, com mais facilidade de acesso a novos aprendizados, não é mais necessário seguir uma linearidade obrigatória. Conquistar experiências ao longo de sua carreira é um processo que vem à tona, junto com a flexibilidade, em que cada vez há mais espaço para conquistas pessoais e que vão lhe trazer felicidade.

O trecho de um material escrito por profissionais da PUC de São Paulo e divulgado na revista Psicologia Organizações e Trabalho afirma: “a carreira proteana será moldada pelas necessidades do próprio indivíduo, suas metas e valores, e não por estruturas organizacionais ou ideias recebidas de programas de desenvolvimento profissional. O sucesso profissional dependerá de adaptabilidade, automotivação e uma necessidade de aprendizado de novas habilidades.”

Vantagens desse estilo de carreira

O conceito ganhou ainda mais destaque nos últimos tempos, com mais opções de empregabilidade, como trabalhos temporários no lugar de posições fixas e a possibilidade de trabalhar como freelancer. Esse último, inclusive, tem como opção ditar seus próprios horários de trabalho e, claro, organizar a rotina com mais flexibilidade e de acordo com as demandas.

Um estudo realizado em diferentes países e divulgado pela Fiverr, marketplace que conecta empresas com profissionais autônomos, mostrou que, em 2021, 70% das pessoas que possuem empregos fixos estavam dispostas a ter trabalhos como freelancer. Os principais motivos são flexibilidade, a possibilidade de tentar algo novo e mais tempo disponível, por conta do home office.

“A adesão forçada ao home office (por conta da pandemia) acabou funcionando como uma experiência que mostrou que é possível unir flexibilidade e produtividade”, diz Peggy De Lange, VP de Expansão Internacional da Fiverr, à Exame. Com isso, segundo o executivo, é natural que as pessoas queiram aproveitar os aspectos positivos disso e, com isso, o mercado de freelancer ganha mais força e destaque.

No geral, a carreira tradicional, por exemplo, é formada por estabilidade, horários de trabalhos mais rígidos e mais apego a uma determinada empresa. Enquanto isso, a carreira proteana faz com que o profissional seja fiel aos seus valores, trabalhe remotamente, tenha uma rotina com horários mais flexíveis e possa viver diversas experiências ao longo da sua trajetória.

Por fim, lembre-se que, independente do estilo de carreira que você escolher seguir, é necessário fazer um bom planejamento e se esforçar para, de fato, alcançar todas as metas traçadas ao longo do caminho. Então, você terá sucesso profissional da forma que sempre sonhou.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×