11/12/2020

Carreira em locução e sonoplastia, dicas valiosas e guia geral da área

Mulher-gravando-voz

Curso de locução ou curso de sonoplastia: qual a melhor alternativa? Muita gente fica confusa ao pensar nesses segmentos.

Será que um locutor precisa dominar toda a parte de áudio? E o sonoplasta, precisa ter uma boa voz para fazer diversas narrações? Embora juntas, há muitas diferenças a salientar, e é sobre todo esse universo que trataremos.

A área de rádio e televisão é formada por múltiplas funções e tarefas: direção, produção, roteiro, cenografia, entre muitas outras.

Partes integrantes desse meio, locução e sonoplastia têm relação direta, ou seja, um método é interligado ao outro. Por isso, para saber o que faz um sonoplasta, é fundamental entender também o trabalho do locutor.

E, para desvendar tudo sobre sonoplastia, como técnicas de voz e a rotina em um estúdio, é interessante recorrer a bons cursos online. Neste artigo apresentaremos algumas opções e daremos ótimas dicas.

Locução e sonoplastia

Afinal, o que é sonoplastia e qual sua relação com a locução?

Ao pensar nessas vertentes, imaginamos logo o cenário radiofônico, no qual a linguagem é essencialmente sonora e atiça o sentido da audição no público. É nesse meio em que ambas as funções têm destaque, mesmo que sua importância também seja essencial para variados veículos de mídia.

A linguagem utilizada no rádio e em qualquer projeto similar é composta por quatro elementos principais: palavra, música, silêncio e efeitos sonoros. Juntos, formam inúmeras representações, com códigos puramente auditivos que levam o ouvinte a imaginar uma cena, pensar em uma situação e criar uma verdadeira história em seu imaginário.

É com esse objetivo que se estrutura um projeto radiofônico eficiente, que depende de uma boa ligação dos quatro fatores citados e um grande trabalho de produção. Seja um noticiário, programa de entretenimento, entrevistas ou qualquer tipo, é primordial uma total harmonia para passar as melhores informações ao espectador.

No quesito palavra, o papel do locutor é preponderante. Esse profissional é responsável por toda a narrativa, a interação com o público e a utilização de diversas estratégias que visam integridade, segurança, objetividade e credibilidade na transmissão da informação.

Em um curso de locução é realizada toda essa abordagem, destacando os pontos fundamentais para aprimorar sua assertividade, oratória, improvisação, etc.

Já a parte de efeitos sonoros, trilha musical e tudo que se refere ao som é de responsabilidade do operador de áudio. Um especialista desse segmento deve entender tudo sobre sonoplastia, como operar uma mesa, realizar edições, fazer cortes e atuar como um verdadeiro apoio ao locutor no caso de transmissões em tempo real.

Juntas, essas áreas se complementam e criam um produto final totalmente estruturado, desses que ouvimos em várias emissoras de rádio e em outros meios comunicativos: na TV, cinema, teatro, web rádio...

Por isso, o trabalho do locutor e do sonoplasta demanda total sintonia, são funções dependentes e com extrema importância na área da comunicação.

Com essa versatilidade e necessidade de produzir ótimas peças, investir em cursos online com certificado relacionados a esses campos é um diferencial.

Tanto os radialistas e profissionais da área quanto os principiantes e interessados podem estudar com cursos de sonoplastia para compreender todos os seus conceitos, definir qual é a melhor função a seguir e até montar projetos independentes.

Convergência de mídias e cultura digital

A convergência do rádio e da TV com a internet e as mídias digitais contribuiu para a popularização de muitas funções que antes eram bem específicas.

Locução e sonoplastia são grandes exemplos, pois até pouco tempo atrás não havia tantas ferramentas disponíveis para que as pessoas pudessem conhecer novas técnicas, produzir seus próprios materiais e aprimorar seu conhecimento.

Tanto um curso de locução quanto um curso de sonoplastia não eram tão disponíveis como vemos atualmente, o que deixava o mercado fechado para poucos profissionais. Embora esse cenário ainda seja recorrente na área, percebemos uma evolução e uma democratização pontuada pela ascensão da cultura digital.

Mídias como o Youtube contribuem positivamente para essas mudanças, seja na edição de vídeos, na sonorização ou no roteiro. Já os podcasts despontam como uma ótima ferramenta auxiliar para muitas plataformas, no qual sua produção depende de profissionais que tenham noções de locução e saibam, mesmo que basicamente, o que é sonoplastia.

Também podemos citar a web rádio, cada vez mais convencional e parte de muitos projetos independentes – hoje em dia, há várias que prestam serviços às comunidades, bairros, religiões e grupos específicos.

É fato afirmar que todo o público se beneficia dessa facilidade proposta pela convergência de mídias, porém é preciso se atentar a alguns pontos também, como qualidade, ética e credibilidade.

A flexibilidade de canais é interessante, mas desde que se respeite limites e normas padronizadas.

Ainda, é bom ter em mente que produções independentes demandam profissionais qualificados, que entendam tudo sobre sonoplastia, técnicas de locução e demais elementos de produção em rádio/TV. Sendo assim, é fundamental recorrer aos cursos online com certificado para se manter sempre atualizado.

Legislação e ética

É indicado a todo radialista, técnico e profissional da área audiovisual, o conhecimento básico da legislação e ética em rádio e TV.

A Constituição Federal de 1988 define que os programas radiofônicos e televisivos devem estimular a produção independente e atender preferencialmente "finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; promovendo a cultura nacional e regional".

Além disso, cabe ao Conselho de Comunicação Social (instituído pela Lei 8.389/91) fazer estudos, definir normas e determinações voltadas ao setor.

Já no aspecto publicitário, recorrente em muitos programas desses veículos, cabe ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao próprio Código de Defesa do Consumidor delimitar as regras para transmissão de campanhas. Nenhuma propaganda deve ser enganosa, abusiva, desleal ou de persuasão coercitiva.

Quanto ao conceito de direitos autorais – o que pode ser um problema para produtos voltados à internet -, a Lei 9.610/98 revela que é proibida a reprodução de qualquer material sem autorização, exceto obras de domínio público. Casos de cópia e plágio também se incluem nessa normativa estabelecida atualmente pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Entretanto, segundo um artigo do especialista Fábio Pestana Ramos, a ética e o uso justo de um material dificilmente levam a uma "pena" pela utilização de um produto sonoro, musical ou imagético.

Para ele, “a produção cultural pertencente à humanidade, o que justifica a utilização de material que possui direitos autorais, desde que o utilizador contribua para a evolução do conhecimento, cite nominalmente a autoria e não tenha fins lucrativos. Quando o uso do material prejudica comercialmente seu autor, representando, por exemplo, concorrência, passa a tipificar crime contra os direitos autorias e plágio”.

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