23/05/2011

Captação e Retenção de Alunos & Política de Egressos

Realização: 30 de junho e 01 de julho de 2011 em Belo Horizonte.
Mais Informaões - Clique Aqui

Preencher as vagas é condição fundamental para a sustentabilidade do projeto acadêmico institucional, mas é preciso ir além e buscar o melhor aluno possível, aquele mais preparado para aprender e para contribuir como discente, envolvendo-se com a sua formação até o final, sem evadir.

Inseridas num contexto altamente competitivo as universidades americanas implantaram departamentos de recrutamento, de admissão, de orientação financeira, de egressos, dentre outras estruturas, criaram estratégias e táticas e aprenderam a captar e a manter os melhores alunos possíveis. Atualmente elas contam com alunos do mundo inteiro. No Brasil vivenciamos o mesmo contexto competitivo, mas a maioria das IES ainda não conta com uma gestão capaz de cuidar de todo o processo de captação e principalmente de retenção de alunos, indo até a implantação de uma política de egressos eficaz. Algumas IES brasileiras já possuem importantes ações neste sentido, o que demonstra que estão no caminho e cuidando desta gestão.

Os egressos representam um dos mais importantes grupos de qualquer Faculdade ou Universidade. Muitas vezes ignorado como um recurso, não financeiro, os egressos deveriam fazer parte do plano estratégico de qualquer universidade. Metas e objetivos específicos relacionados aos egressos deveriam ser prioridade em qualquer instituição. Você está usando o máximo do potencial de seus egressos? Você sabe como se aproximar dos egressos para conseguir sua ajuda? Você consegue perceber a forte relação existente entre a política de egressos e a captação e retenção de alunos?

Neste encontro discutiremos estas questões e muitas outras e, por meio da troca de experiências de instituições brasileiras e americanas, reconstruiremos um conhecimento de gestão universitária que é fundamental para o sucesso de empreendimentos no concorrido mercado universitário brasileiro. Afinal, sabemos que os melhores alunos fazem toda a diferença!

 

PROGRAMA

Dia 30 de junho de 2011

08:30 às 09:00 - CREDENCIAMENTO

09:00 às 11:00 - CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS: A REALIDADE BRASILEIRA

Ensino, Pesquisa e Extensão como atividades voltadas para a captação e a manutenção de alunos.

 

 

Palestrante: - Wille Muriel Cardoso - Economista, MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Inovação e Competitividade. É Líder da Área de Desenvolvimento de Novos Negócios da Carta Consulta; Projetista e Coordenador do MBA Administração Acadêmica & Universitária; Ombudsman de várias organizações educacionais; Coordenador do Higher Education Development Program; Professor de pós-graduação e cursos de capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior; Especialista de Conteúdo e Professor de cursos a distância (EAD); Palestrante em assuntos relacionados com gestão de Instituições e Ensino Superior (convidado para diversas palestras em todo o Brasil).

 

11:00 às 12:00 - CASE: O CASO DA PUC DO RIO GRANDE DO SUL – CAPTAÇÃO

 

 

Palestrante: - Jacqueline Poersch Moreira – Psicóloga, Especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação. É Pró-Reitoria em Assuntos Comunitários e Professora da PUC RS, onde já exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Psicologia.

 

12:00 às 14:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 às 15:00 - CASE: O CASO DA PUC DO RIO GRANDE DO SUL – PERMANÊNCIA

 

 

Palestrante: Jacqueline Poersch Moreira – Psicóloga, Especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação. É Pró-Reitoria em Assuntos Comunitários e Professora da PUC RS, onde já exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Psicologia.

 

15:00 às 16:00 - REDES SOCIAIS TRABALHAM PARA VOCÊ (SOCIAL NETS WORKING FOR YOU): CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS COM AÇÕES ALUNO-TRAZ-ALUNO

Inerentemente, as redes sociais têm um imenso potencial de marketing. Esta exposição mostra os resultados recentes na análise da propagação de comportamento e adaptação do produto dentro das redes sociais. E vai além ao apresentar um sistema implementado que - incorporando a estes resultados - visa explorar o potencial das redes sociais para captação e retenção de alunos para as Instituições de Ensino Superior. Em detalhe, será discutido: Programas de Indicação, Uso da Internet na Comunicação, Exploração da Rede Social do Aluno Veterano, Metodologias para Alcançar a Rede Social do Aluno Veterano, Discriminação Variável de Preços Baseada no Mérito/Esforço, Profiling nas Redes Sociais, Network Based Marketing.

 

 

Palestrante: Matthias Brust - Doutor pela Universidade de Luxembourgo em Ciência da Computação, PhD no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Brasil) e Universidade da Florida Central (EUA). Atualmente, é pesquisador chefe do departamento de P&D da RedeAlumni. Seus interesses incluem todo tipo de redes, em particular redes sociais e complexas, propriedades small-word e scale-free, redes de sensores ad-hoc e otimizações e aplicações de redes sem fio híbridas. Seus estudos concentraram-se em propriedades e processos que indicam as características próprias de cada rede, e na existência de transições de fase que indicam classes de rede. Mais de 50 publicações em conferências internacionais e jornais.

 

16:00 às 16:30 - COFFEE BREAK

 

16:30 às 18:00 - CASE: A CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM GEORGETOWN COLLEGE

 

 

Palestrante: Garvel Kindrick - Bachelor of Arts Degree, Georgetown College, Georgetown, KY 1985; Major: American Studies; Minor: Biology; Summa Cum Laude. Vice-Presidente de Gestão de Inscrição; (2001 - presente); Director, SACS Georgetown College / auto-avaliação institucional (1999 - 2002); Diretor de Pesquisa Institucional (1999 - 2001); Diretor de Planejamento de Inscrição (1994 - 1999); Diretor de Admissões (1989 - 1994); Diretor Adjunto de Admissão (1987 - 1989); Admissões Conselheiro (1985 - 1987).

 
Dia 01 de julho de 2011

09:00 às 12:00 - POLÍTICA DE EGRESSOS EM UMA IES AMERICANA

 

 

Palestrante - Garvel Kindrick - Bachelor of Arts Degree, Georgetown College, Georgetown, KY 1985; Major: American Studies; Minor: Biology; Summa Cum Laude. Vice-Presidente de Gestão de Inscrição; (2001 - presente); Director, SACS Georgetown College / auto-avaliação institucional (1999 - 2002); Diretor de Pesquisa Institucional (1999 - 2001); Diretor de Planejamento de Inscrição (1994 - 1999); Diretor de Admissões (1989 - 1994); Diretor Adjunto de Admissão (1987 - 1989); Admissões Conselheiro (1985 - 1987)

 

12:00 às 14:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

 

14:00 às 15:00 - CASE: PUC DE SÃO PAULO E O CENTRO DE EX-ALUNOS

 

 

Palestrante: Regina Oliveira - Bacharel e Licenciatura em Arte-Educação, Faculdade de Belas Artes SP; Especialista em Arte-Educação, USP; Especialista em Empreendedorismo e Gestão; Marketing Cultural e Social, PUC-SP; Sustentabilidade e Captação de Recursos e Desenvolvimento de Projetos - Ministério da Cultura, Diálogo Social e PUC-SP; Especialista em Organização de Eventos e Cerimonial – Elos Consultoria ; Coordenadora do Centro de Ex-Alunos (Comunidade de 230 mil ex-alunos), PUC-SP; Membro de comissões na Universidade: projetos de captação de recursos; sustentabilidade e das eleições de chefias acadêmicas; Palestrante em temas relacionados na área de relacionamento entre comunidades, redes sociais e captação de recursos; Voluntária no Projeto de Gastronomia Solidária na área de Captação de Recursos.

 

15:00 às 16:00 - POLÍTICA DE EGRESSOS COM RESULTADOS CONCRETOS E MENSURÁVEIS

Hoje em dia, internet e redes sociais concentram uma gama enorme de informações sobre seus ex-alunos. Esta exposição mostra como é possível explorar as informações e relações dos seus ex-alunos para obter resultados concretos e mensuráveis com uma política de egressos inovadora. Em detalhe, será discutido: Novo Modelo de Fidelização de Clientes, Segmentação com Base em Informações dos Ex-Alunos, Criação de Novos Cursos, Profiling nas Redes Sociais, Network Base Marketing, Programas de Indicação.

     

 

Palestrantes: Bernardo de Pádua e Gustavo Bonfim são sócios fundadores da RedeAlumni e ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A RedeAlumni provê soluções inovadoras de marketing na internet para rentabilizar o relacionamento entre IESs, alunos e ex-alunos.

 

16:00 às 17:00 - ESCLARECIMENTOS FINAIS, ENTREGA DE CERTIFICADOS E COFFEE BREAK

INVESTIMENTO

O valor total do curso é de R$ 2.030,00 (dois mil e trinta reais) por participante.

Veja mais informações sobre valores e condições de pagamento em Mais informações - Clique aqui

Faça já sua inscrição. CLIQUE AQUI!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×