Capítulo 09: “Amigos aos montões (risos), do Oiapoque ao Chuí, de Natal a Porto Velho. E amigo é uma coisa boa.”
CONSAE40: Pensando que a CONSAE fundamentalmente beneficia o maior bem de uma instituição, que é o aluno e sua relação com os processos administrativos ligados ao controle e o registro, você acredita que diretamente a assessoria contribuiu para quantas entregas de diplomas no Brasil? Seria possível mensurar esse dado de maneira aproximada?
Abigail: Não tenho como. Desde o primeiro curso, tratamos do assunto. Já realizamos 19 edições do curso específico sobre Processo de Elaboração e Registro de Certificados e Diplomas. A CONSAE capacitou muitos setores de emissão de diplomas. Fizemos isso tanto nessas dezenove edições quanto nas assessorias “in loco”, organizando as secretarias e os setores de emissão de diplomas. Há instituições que emitem menos de 2.000 diplomas por ano e outras mais de 10.000 e não temos controle para mensurar.
Digo que, infelizmente, muitos dos setores de registro de diplomas ainda permanecem muito burocratizados e nós ainda percebemos muita demora para entregar diplomas registrados.
Pedir 8 meses para entregar um diploma registrado é muito tempo. É preciso respeitar o fluxo desse trabalho e os problemas começam com o atraso de notas do professor. Temos o limitador da lei que obriga às IES nos anos de ENADE a colar grau até a data de 31 de agosto. As instituições muitas vezes têm que lidar com essa conjugação de fatores das próprias organizações e administração de todas as secretarias, sem contar com as instituições que passam por greves, atrasando ainda mais esse processo.
CONSAE40: Cite alguns produtos históricos que a assessoria CONSAE construiu ao longo desses anos.
Abigail: Todos os nossos produtos surgiram por demandas das consultorias. Eu costumo brincar com os assessorados e participantes de cursos, dizendo para eles que a nossa situação – da CONSAE e minha – é muito confortável: “Vocês nos pagam para aprendermos com vocês! São as dúvidas e o desconhecimento que têm da legislação, da jurisprudência, que alimentam nosso conhecimento. Atendê-los aprofunda nosso conhecimento”.
Historicamente, a própria consultoria e a assessoria. E já o Boletim, depois a Enciclopédia, o Clipping Educacional, a Revista Gestão Universitária e o MBA.
A Enciclopédia gestada já na EDITAU, assim como a Revista. Atualmente, ambas geridas pela EDITAU, assim como o Boletim, e o CLIPPING.
O MBA nasceu na Carta Consulta, onde é gerido vindo de antigo projeto de especialização da CONSAE. Mas também existem outros produtos internos desenvolvidos apenas para os clientes.
Nosso modelo de regimento padrão para instituições isoladas surgiu da necessidade da criação dessas IES. Esse produto nasceu na década de 1980 e historicamente ele vem adaptando e atualizando versões junto aos clientes. Nosso pessoal de TI sugere que façamos uma reformulação nesse produto. Atualmente, o fluxo de documentos e procedimentos de processos e documentos pode ser alterado com o auxílio da tecnologia.
CONSAE40: Qual é o perfil e o comportamento do assessorado? A CONSAE fez vários amigos/parceiros durante esses últimos anos?
Abigail: Amigos aos montões (risos), do Oiapoque ao Chuí, de Natal a Porto Velho. E amigo é uma coisa boa “Abigail, vou a Belo Horizonte e podemos conversar um pouco. Vamos almoçar juntos?”. Isso é ótimo.
Existem os clientes que nós vimos crescer junto conosco, preparando e profissionalizando sua instituição. Buscam a excelência em tudo o que fazem, isso também dá orgulho. Eles até ligam para pedir indicação de um curso, se ele pode ser bom ou não, eles ouvem nossos conselhos diversos.
Somos totalmente abertos a esse tipo de comportamento entre nós e clientes e formalmente nós indicamos a eles a importância de consultar e ouvir até outras consultorias. Eu sempre falo sobre minha experiência aos clientes e ao mesmo tempo deixo sempre claro que a colaboração é algo formidável, uma das melhores coisas do mundo.
Na Universidade de Alcalá, eu estive na sala onde os Reis de Espanha receberam Cristóvão Colombo antes da sua partida para a descoberta do Novo Mundo. Isso aconteceu há quase 530 anos. Eu tenho problemas com a Educação no Brasil? Tenho! Mas nós só temos 500 anos (risos), não temos todas as respostas e eu quero mais 3 ou 4 mil anos para chegar onde eu quero (risos).
Temos também clientes que nos ajudam com as experiências próprias, que são exemplos de soluções e maneiras de aprender a partir das suas próprias realizações.
Atendo muitos clientes que também gostam de conversar simplesmente. Já convidei clientes para o casamento de filho. E fui convidada para casamentos de filhos de clientes.
Há algumas curiosidades incríveis, como cliente de instituição que durante 20 anos recebeu nossas orientações apenas pelo telefone, FAX, Correios. Nós éramos uma voz, letras. Nosso encontro se deu num curso in company realizado pela CONSAE e foi uma experiência muito boa. A secretária, por exemplo, já havia me presenteado com flores no nascimento do meu primeiro filho, sem nos conhecermos.
Uma das Autarquias Municipais do Estado de Pernambuco foi um cliente também curioso. Nas épocas do provão, recebia nosso telefonema a partir do orelhão (telefone público) da cidade, orientando sobre como fazer a inscrição dos alunos sem o uso do disquete (risos).