16/02/2016

Capítulo 06 – A educação a distância e o trânsito de dados digitais vão se ampliar cada vez mais, não existe alternativa melhor, nem há caminho de volta

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CONSAE 40: Falando sobre tecnologia, você entende o ambiente informacional da web e o uso da tecnologia como vetores da futura interface do registro acadêmico das escolas do Brasil? É possível sonhar com essa relação plena entre os dados virtuais das IES brasileiras?

Abigail: E como é! Em 2003, eu aceitei pela primeira vez o documento digital. Inclusive, em 2003, houve fatos que nos conduziram ao desenvolvimento de produtos através de clientes e formalizaram o início do atendimento da consultoria em aceitar os documentos digitais certificados.

De lá para cá, eu também percebo o avanço da educação a distância. Desde que o Prof. João Vianey nos apresentou a EAD, lidando com o videocassete e falando da sua experiência na Universidade Federal de Santa Catarina, dentro de um curso da própria CONSAE, eu costumo brincar assim: “EAD: ou as instituições fazem ou fazem; tecnologia não anda para trás”. A educação a distância e o trânsito de dados digitais vão se ampliar cada vez mais, não existe alternativa melhor, nem há caminho de volta.
Em 2007, o MEC instituiu o sistema E-MEC. E aí, nesse momento, tivemos a certeza da futura interação dos dados acadêmicos. Eu entendo isso como um horizonte aberto onde tudo é possível. O Muriel já sabia disso e tinha essa visão de tecnologia muito particular desde que ele criou o sistema de legislação chamado UNALEX, dentro da UNA, ainda quando era mantenedor daquela IES. Essa legislação indexada foi o embrião da ideia da futura enciclopédia criada entre nós e a EDITAU. A ideia da compilação dessas informações já existia na cabeça dele, naquele tempo, em fichas de papel cartonado acondicionadas em caixas acrílicas.

ssa legislação indexada foi o embrião da ideia da futura enciclopédia criada entre nós e a EDITAU. A ideia da compilação dessas informações já existia na cabeça dele, naquele tempo, em fichas de papel cartonado acondicionadas em caixas acrílicas.

UNALEX. Acervo CONSAE 1978.

CONSAE40: A CONSAE possui uma atuação com parcerias importantes para a prestação de sua assessoria. Você poderia citar quais são esses laços que atualmente configuram o trabalho da consultoria? 

Abigail: Parcerias institucionais são as empresas criadas a partir do desmembramento da CONSAE (EDITAU, CARTA CONSULTA e CONSAEJUR). Nossas parcerias de colaboração são o escritórios de advocacia do Dr. Edgar Jacobs, o Grupo Artes em São Paulo, Faculdades Arnaldo em Belo Horizonte - para o MBA, Universidade Tiradentes. Cito também a parceria com a Oficina de Cooperación Universitaria – OCU, de Madri, na Espanha, iniciada em 2012.

CONSAE40: Para a Abigail França Ribeiro, o que seria a essência da assessoria da CONSAE? 

Abigail: Hoje, Controle e Registro Acadêmico. Nós conhecemos a legislação e a jurisprudência e “ensinamos” (risos) às IES aplicar isso no seu dia a dia. Atendemos contratos relacionados ao Controle e Registro Acadêmico, Secretaria Acadêmica Digital e Secretarias Gerais. Também realizamos assessorias jurídica e contábil com demandas relacionadas ao PROUNI e FIES, através da CONSAEJUR/Jacobs Advogados Associados.
A nossa área destinada aos documentos eletrônicos e certificação digital tem crescido muito. Hoje, a nossa metodologia para a gestão da Secretaria Acadêmica Digital é tão bem aceita pela IES que ela se transfere muitas vezes para além do acadêmico. Essa certificação migra o benefício em certificar documentos digitais para outros setores da instituição.

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