18/01/2016

Capítulo 05 - Assim, surgiu o primeiro curso sobre o tema Controle e Registro Acadêmico

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CONSAE40: Partindo de um modelo de sala de aula com infraestrutura padrão até o ensino a distância, a CONSAE atravessou um processo de atualização que envolve tecnologia, conteúdo e metodologia. Isso influenciou, ao longo desse tempo, a aprendizagem e o aprendizado dos seus alunos. Você saberia dizer qual seria a essência da relação professor-aluno? O que o aluno aprendia antes e o que ele aprende hoje?

Abigail: A ideia foi sempre capacitar, qualificar o participante do curso. O nosso material é preparado para o cotidiano do aluno em sua prática de atividades. O papel essencial da capacitação da CONSAE e que ainda permanece vivo até os dias atuais é instrumentalizar, aconselhar sobre a legislação e a jurisprudência do ensino superior e mostrar como é possível a sua aplicação no dia a dia. Não ensinamos Administração Acadêmica, não ensinamos Direito. A CONSAE reúne as informações e aconselha as pessoas sobre as melhores práticas. O papel da capacitação da CONSAE é dizer o que pode e o que não pode de acordo com a lei. É treinamento, qualificação para o exercício profissional. Para isso, indicamos até os modelos-padrão desde editais de processo seletivo até diplomas, como forma de orientar a prática do nosso aluno.

CONSAE40: Quando o registro acadêmico passou a ser referência da sua área de atuação nas capacitações? Como foi o primeiro curso e como será o centésimo com previsão para agosto de 2016?

Abigail: Quando o professor Muriel faleceu, em setembro de 1997, nós tínhamos 25 dias para a execução do curso anual da CONSAE, naquele momento já com 90 inscritos. As apostilas estavam 90% prontas, restava apenas o tema sobre Ensino e Educação Profissional ligado às transformações provocadas pela atual LDB, editada em dezembro de 1996. Por sugestão da consultora Lília Gardenal, convidamos o professor Luis Fernando Guimarães, ex diretor do CEFET, para  desenvolver esse tema. Assim, surgiu a ideia de abrir espaço para outros professores a partir da divisão do texto original do professor Muriel. A partir desse momento, os cursos de Administração Acadêmica Universitária foram realizados nesse formato, convidando parceiros para matérias e temas afins. Achávamos que alguns inscritos desistiriam, mas o número de participantes aumentou...

A partir de 1999, com a dificuldade de conseguirmos uma agenda viável para o corpo docente convidado nos anos anteriores, decidimos internamente trabalhar um programa voltado apenas para o conteúdo sobre Controle e  Registro Acadêmico das IES. Nós tínhamos a experiência da consultoria e a minha própria, de secretária Acadêmica e Secretária Geral de IES, públicas e privadas.

Assim, surgiu o primeiro curso sobre o tema Controle e Registro Acadêmico. Atingimos o número incrível de 176 inscrições. Foi assim a estreia do CRA. De lá para cá, o conteúdo do programa é praticamente o mesmo. O original do ano de 1999 foi mantido com seus 30 itens. A cada edição, a atualização da legislação e da jurisprudência. Algumas abordagens relacionadas ao credenciamento, autorização e avaliação foram modificadas, assim como os assuntos relacionados aos tribunais. Esses temas foram divididos com os professores Roberta Muriel e Edgar Jacobs, respectivamente, que atualmente ministram cursos específicos em suas áreas.

CONSAE40: Quem são e quem foram os personagens mais importantes do setor de capacitação da CONSAE?

Abigail: Antes e acima de qualquer personagem, José Muriel Cardoso. Atualmente, incluo o grupo de professores/filhos do professor, Roberta Muriel, Wille Muriel, Claiton Muriel e Tiago Muriel e o professor Edgar Gaston Jacobs.

No curso de 1997, seus amigos: Pedro Sancho, Dioval Spencer, Guido Ivan de Carvalho, Lília Gardenal, Aluísio Pimenta. Muitos mineiros: Samuel da Rocha Barros, Sami Sirihal, Maria de Lourdes, Amaro Xisto de Queiroz.

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