Capítulo 03 – O nome original da CONSAE era “Consultoria em Administração de Ensino”
CONSAE 40: Qual era o perfil ou as características da capacitação da CONSAE em 1976 e quando isso mudou definitivamente para um padrão mais aproximado dos dias atuais?
Abigail: O primeiro momento, em Minas Gerais, aconteceu no final da década de 1960, quando a Assembleia Legislativa criou por lei 25 Fundações de Educação Superior. Essa promoção da qualificação da educação até os anos 1990 existiu e se relacionou com um perfil ligado a diretores de faculdades, secretários gerais e assessores jurídicos.
Na medida em que o MEC, em meados da década de 1990, promovia a expansão da educação superior privada no Brasil, isso muda radicalmente. Muitas instituições novas foram criadas e muita gente nova chegou às instituições, tornando-se necessário capacitar esses profissionais.
Uma terceira mudança aconteceu mais recentemente, a partir da criação dos Institutos Federais de Educação. Eles são a terceira fase dessa mudança onde a rede de educação pública mapeia as novas demandas de capacitação em todo o Brasil.
CONSAE 40: Com relação ao desenho da logo, pensando no que ela representa simbolicamente e no que ela possui como força de reconhecimento da CONSAE, gostaríamos de saber como o desenho da marca nasceu, quem realizou e quais eram as intenções.
Abigail: O nome original da CONSAE era “Consultoria em Administração de Ensino”. O Muriel achava possível realizar uma derivação da simbologia da administração, uma adequação do desenho dessa marca usada pelos conselhos de administração de todo o país. A Vitória (irmã) foi desenhando e montando a simbologia, muito intuitivamente, conversando com o Cacá (Clayton Muriel) e finalizando a forma do símbolo. Como dizia o Vavá (Everaldo Cardoso), “montando os quadradinhos”.
A mudança de nome veio a partir da exigência do Conselho Regional de Administração para que a CONSAE – a partir do uso da palavra administração – se filiasse ao órgão. Então, o Muriel, que não concordava com a filiação de uma empresa de consultoria educacional, juntamente ao Conselho de Administração, mudou o nome da empresa para Consultoria em Assuntos Educacionais – CONSAE. A CONSAE fazia administração escolar e não administração de empresas.
CONSAE 40:Sabemos que o material didático, assim como o conteúdo disponibilizado pela CONSAE, é uma das características da capacitação. Como essa referência surgiu? Essa é uma das alternativas ou estratégias para a empresa promover a sua marca?
Abigail: Quando o Muriel realizou o primeiro Boletim CONSAE em janeiro de 1976, ele tinha a certeza de que precisava comunicar a existência institucional da empresa, mesmo antes do contrato social. Buscamos com a delegacia do MEC os endereços das escolas em Minas Gerais e no Brasil e distribuímos pelos Correios o conteúdo do primeiro Boletim. Essa correspondência (4 mil cartas) era um volume extraordinário para a época e nós, funcionários, sócios, prestávamos serviços voluntários à agência dos Correios de Venda Nova, ajudando a selar as cartas.
Com isso, o Muriel imprimia a logo da CONSAE junto ao boletim. Esse envelope com a marca impressa foi a primeira manifestação da marca da consultoria.
Em maio de 1976, o Muriel resolveu fazer o primeiro curso (em julho) e a noção da identidade da CONSAE era parte integrante da comunicação do programa. Os oitenta inscritos do primeiro curso já consumiram a marca desde a ficha de inscrição encaminhada via Correios.
A identificação do material didático era pelas apostilas. Já no primeiro curso, tínhamos uma pasta para os alunos. O kit era um chaveiro com a marca da CONSAE e, curiosamente, tínhamos caixas de fósforos e distribuíamos fichas de telefone público aos alunos, além de caneta, lápis, borracha, apontador, régua, marca-texto e bloco para anotações.