21/10/2015

Capítulo 02 – “CONSAE, tenho um problema no Conselho Estadual, preciso ir a Brasília”.

CONSAE 40: Quando se deu o primeiro contrato de assessoria efetiva da CONSAE e qual era o objetivo da IES ao contratar o serviço?

Abigail: Em 1976, primeiro ano de funcionamento da CONSAE, os clientes foram, em sua maioria, instituições mineiras, que já eram clientes do Muriel. Destaco a UNIFENAS, sempre à frente como cliente da CONSAE. Isso se deve pelo relacionamento de amizade do seu criador Edson Velano com o Muriel desde o trabalho realizado na criação da instituição nos anos 1970.  O objetivo era prestar uma consultoria ampla, abrangente, era para resolver tudo. “CONSAE, tenho um problema no Conselho Estadual, preciso ir a Brasília”. Foi um contrato inicial por 12 meses e que poderia ser renovado automaticamente.

Observo que, na medida em que as instituições crescem ou são capacitadas pela CONSAE, elas se tornam capazes de ter suas próprias consultorias internas. Hoje, temos instituições e clientes que já possuem especialistas para tratar de assuntos da carteira de serviços da CONSAE e o curioso é que mesmo assim eles acabam contratando a CONSAE como a última instância da consultoria jurídica para a tomada de decisões (risos).

 

CONSAE 40: A CONSAE criou processos internos e métodos para oferecer uma consultoria referenciada nos processos da AAU que integra o Registro Acadêmico, a Secretaria Acadêmica, o Direito Educacional, o Registro de Diplomas e Certificados Acadêmicos na gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior. Você saberia nos dizer qual foi a diretriz metodológica inicial ou o que garantiu o sucesso da assessoria?

Abigail: A primeira ação da CONSAE foi criar o Boletim CONSAE; disponibilizar a legislação. Portanto, criar um Boletim como o meio de consulta a partir de janeiro de 1976. As pessoas recebiam essa informação e isso construiu vários relacionamentos. Nos primeiros cursos, o volume de conteúdo impresso era grande. Se nós citássemos Leis, Decretos, eles eram impressos e entregues. A metodologia sempre foi, primeiramente, fornecer a informação e logo depois criar os modelos e orientações. Até 2010/2011, tínhamos uma apostila específica que se chamava ”Textos, Orientações e Trabalhos”. Era um contexto tecnológico e de distribuição em que o conteúdo impresso para textos, modelos de regimentos, regulamentos e planejamentos internos encadernados eram enviados pelos Correios ou distribuídos nos cursos constituindo o meio de orientar os nossos clientes. Tudo era compilado nesse formato de apostila.

Tudo mudou muito e hoje a CONSAE não trabalha dessa maneira. Atualmente, nós acompanhamos nossos clientes e orientamos o passo a passo dessas rotinas por existir uma demanda da qualificação dos gestores. Atualmente, no Brasil, muitos donos de instituições de ensino superior não são da área educacional. 

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