29/09/2015

Capítulo 01 – Chamava-se “Curso para Diretores, Secretários e Assessores do Ensino Superior”. O programa era extenso…

CONSAE 40: Como inicia a sua história com a CONSAE? Foi durante uma capacitação?

ABIGAIL: Conheci o Muriel durante uma capacitação. A CONSAE ainda não existia. Ele ministrava cursos na UNA e o nosso contato próximo foi a partir de um desses cursos.

Participo da CONSAE desde o primeiro contrato social. A instalação da CONSAE veio em 1976 a partir da edição do primeiro Boletim de Direito Educacional realizado no mês de janeiro daquele ano. Esse Boletim foi impresso na garagem da sede da CONSAE, no bairro Venda Nova, mimeografado* com tinta de cor verde, adquirida juntamente com a máquina de imprimir. Originalmente, o Boletim se chamava “Boletim CONSAE”.


CONSAE 40: Qual era o assunto educacional do primeiro curso da CONSAE no ano de 1976 e por que ele surgiu? Qual era a importância do tema e o seu contexto histórico?

ABIGAIL: Chamava-se “Curso para Diretores, Secretários e Assessores do Ensino Superior”. O programa era extenso e não era apenas o professor Muriel que lecionava. Ele convidava professores que ministravam aulas com assuntos diversos e que procuravam oferecer uma abordagem mais ampla aos temas ligados à administração das instituições. A indicação do curso era para diretores e secretários que, diante da lei, eram os entes obrigatórios ao funcionamento legal de uma faculdade. Na verdade, um curso sobre controle e registro acadêmico e gestão de instituições de ensino superior. Tratava de tecnologia, planejamento, avaliação, financeiro, pessoal, legislação e jurisprudência de ensino superior, além de controle e registro acadêmico.

O Muriel pensava a instituição como um todo, ele apresentava até a descrição do layout de um campus universitário solicitando aos arquitetos e engenheiros a indicação da posição para a construção do prédio de Pedagogia. Nesse caso, opiniões relacionadas à vocação do colégio técnico e seu relacionamento com os alunos em seu deslocamento na área interna do campus.

Em 1971, o Muriel foi a Houston (EUA) e Guadalajara (MEX), convidado pela Universidade Federal como integrante de um grupo composto por 30 especialistas da educação do Brasil, todos eles ligados ao controle, registro acadêmico e gestão das instituições. O objetivo do intercâmbio foi a realização de um estudo técnico e o Muriel escreveu sobre inovação em currículos. O conhecimento dele sobre os assuntos da educação era amplo.

Os nossos cursos eram a maneira de capacitar o mercado e conhecer a realidade brasileira da época. Foi assim com a sugestão da criação da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras da cidade de Ituiutaba em Minas Gerais, originalmente pensada para ser uma faculdade de Agronomia. A partir do conhecimento socioeconômico da região, na opinião do Muriel, era preciso formar professores, capacitar o ensino médio, qualificar os alunos e permitir seu ingresso no ensino superior via vestibular. Ele sempre soube que antes de tudo era preciso melhorar as pessoas para que, dessa maneira, a organização de toda a cadeia de qualificação da educação pudesse existir. Ele conhecia tudo sobre o que era uma faculdade inserida nesses contextos. A ideia era qualificar o ensino superior.

A divisão do assunto educacional se deu a partir da necessidade de se produzir e editar o conteúdo informacional da consultoria jurídica. Ao se criar a pessoa jurídica da EDITAU, criam-se as categorias dos assuntos educacionais.

O programa do primeiro curso foi o resultado de um mês de trabalho do Muriel, que, enclausurado dentro da biblioteca da CONSAE, pensou e executou a indexação, direcionando os assuntos, indicando o conteúdo jurídico relacionado a esses assuntos e organizando as apostilas para o curso.

Surpreendentemente, esse curso teve 80 inscrições de instituições de todo o Brasil. A divulgação foi feita através de mala direta, pelos Correios. Separamos os participantes em duas turmas.

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