20/10/2014

Capes oferta bolsas de pós-doutorado em comunicação na UERJ

Interessados podem efetuar a inscrição on-line até domingo (19). Produção intelectual do candidato é um dos critérios de avaliação

 

Doutores de todo o Brasil podem participar do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). As inscrições ficam abertas até este domingo (19) para candidatos à bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado da Capes.

Entre os principais critérios de avaliação estão a produção intelectual do candidato e a adesão da proposta a uma das linhas de pesquisa do PPGCOM da UERJ.

A Fundação Capes tem como objetivo para o programa de pós-graduação promover a realização de estudos de alto nível, bem como reforçar os grupos de pesquisa nacionais. Os selecionados receberão bolsa mensal e outras formas de custeio.

Os interessados devem encaminhar um projeto de pesquisa com o link do currículo na plataforma Lattes pelo correio eletrônico ppgcomunic@gmail.com.

Linhas de pesquisa

  • Cultura de Massa, Cidade e Representação Social

A linha estuda as representações sociais contemporâneas em sua interface com a comunicação, os estudos sobre cidade e a cultura de massa, entendendo "representação social" como conjunto de ideias, significados e valores socialmente compartilhados. Pressupõe-se que os meios e recursos da comunicação são produtores de sentido e de formação de imagens que circulam nas cidades contemporâneas. 

  • Tecnologias de Comunicação e Cultura

Esta linha dedica-se à investigação das articulações entre tecnologia, comunicação e cultura. As relações das tecnologias comunicacionais com o ordenamento das categorias sociais e do imaginário, com formações subjetivas e com a emergência de modos novos de perceber, de sentir e de conhecer, constituem o eixo central a partir do qual as discussões e pesquisas estruturam-se.

São privilegiadas na reflexão algumas tendências da comunicação contemporânea (modelos digitais, redes, processos de simulação, mobilidade), sem prejuízo, contudo, dos estudos de outras estruturas e sistemas de comunicação. 

Fontes: Rede de Comunicadores - PPGCOM - UERJ

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×