12/09/2019

CAPES defende orçamento na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira, 11, Anderson Correia, presidente da CAPES, participou de audiência pública extraordinária, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A reunião foi convocada para discutir a situação da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além de parlamentares, a reunião contou com a presença de Manoel da Silva, presidente substituto e diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq, Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Clayton Luiz Montes e José Ricardo Galdino, do Ministério da Economia.

Defendendo a importância de se manter o orçamento da CAPES em 2020, Anderson Correia mostrou dados que comprovam a relevância das atividades da Coordenação para educação brasileira. O presidente mostrou que, além de ações para a formação de recursos humanos de alto nível, a CAPES apoia Programas Estratégicos em diversas áreas. “Estamos apoiando a recuperação do Museu Nacional, temos um projeto específico sobre o Zika vírus, financiado pela CAPES e outras agências, e temos programas voltados para a defesa nacional, como o Pró-Defesa”, exemplificou.

Ao frisar as ações para a redução das assimetrias regionais, Anderson Correia citou o Programa PROCAD/Amazônia, “com foco na biodiversidade, monitoramento do clima e ambiental, para poder valorizar a pesquisa nessa região”. O presidente reforçou a atuação conjunta com o Ministério da Economia e demais órgãos da Administração Pública no intuito de recompor o orçamento da CAPES.

(Brasília – Redação CCS/CAPES) - 11.09.2019

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×