Campo Novo do Parecis proporciona ecoturismo no Cerrado
Cidade é reconhecida como o principal polo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do cerrado mato-grossense
Cortada por sete grandes rios de águas cristalinas e corredeiras, a cidade de Campo Novo do Parecis (MT) foi presenteada com uma geografia privilegiada e exuberante fauna.
Juntos, os rios Membeca, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Sucuruína e Cravarí proporcionam a prática de apneia, mergulho autônomo, canoagem e rafting. Nesta paisagem viva é possível praticar, ainda, cavalgadas, trilhas ecológicas e passeios de bikes pelo Cerrado do Chapadão do Parecis.
As cachoeiras de Campo Novo estão entre as mais belas do estado, mas a riqueza natural do município não se resume em sua hidrografia. As terras de Campo Novo estão numa área de transição entre dois importantes biomas: o Cerrado e a Floresta amazônica. A região também integra dois dos três ecossistemas de Mato Grosso: a Amazônia e o Pantanal.
Além de toda a riqueza natural, o município abriga em seu território algumas aldeias indígenas. Uma delas é a Quatro Cachoeiras, habitada pelos índios que dão nome ao município. Graças à preservação dessa área, o município é o principal polo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do cerrado mato-grossense e de suas comunidades indígenas.
Fonte: Blog do Turismo