Campanha Setembro Amarelo da PUCPR promove valorização das conexões reais
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 mortes registradas no planeta ocorre por suicídio. Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre esse problema é que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), realiza diversas atividades para dar visibilidade à importância de cuidar da saúde mental.
A campanha não parou mesmo nos anos de pandemia, em 2020 e 2021, com eventos remotos. Agora, com as altas taxas de vacinação e superação da crise sanitária, a Universidade quer retornar as conexões reais, a escuta acolhedora e a convivência social.
“A campanha Setembro Amarelo da PUCPR sempre busca mobilizar o autocuidado, a coexistência e o acolhimento da comunidade acadêmica. Neste ano, inspirados pelo retorno à presencialidade, queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a que as conecta e lhes recarrega. Será que temos conseguido manter um diálogo ‘ao vivo’ sem a interferência constante do celular, por exemplo? Nossa proposta, assim, é promover um ‘detox’ das telas”, comenta Ana Lucia Lacerda Michelotto, psicopedagoga do SEAP da PUCPR.
Para a edição de 2022 da campanha, a PUCPR programou, até o dia 23 de setembro, atividades que incluem rodas de conversa, capacitações, palestras e encontros com o Projeto Focinhos, iniciativa do SEAP da Universidade que conta com a ajuda de cães terapeutas para minimizar o estresse dos estudantes, favorecer as relações interpessoais e aumentar a sensação de bem-estar no câmpus.
A programação completa pode ser acessada em: https://www.pucpr.br/setembroamarelo
Outras informações: (41) 99137-1014 (Whats App) e seap@pucpr.br