13/06/2011

Calderón pede para estudantes evitarem "mediocridade"

O presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu neste domingo a cerca de 4 mil estudantes da Universidade de Stanford que evitem "a onda de mediocridade" e aproveitou para destacar a luta de seu país pela democracia. Calderón, que realiza uma visita de trabalho nos Estados Unidos, foi o orador principal na 120ª cerimônia de graduação de 3.946 estudantes da Universidade Stanford, que foi transmitida pelo site da instituição em Palo Alto (Califórnia). "Não tenham medo de navegar contra o vento e de evitar a onda de mediocridade que paralisa as melhores causas do mundo", disse o dirigente em inglês em seu discurso de 18 minutos, no qual também aconselhou que vivam de "acordo com seus ideais".

O líder mexicano assinalou que os novos graduados têm a "grande" responsabilidade de se tornarem "agentes para a taxa de mudança positiva que este mundo precisa, com o talento e a coragem de atuar e conseguir o que muitos disseram que é impossível". Nesse sentido, pediu aos futuros profissionais que "lutem pelas boas causas e defendam seus princípios frente à adversidade". Para Calderón, a lista de desafios que a geração atual enfrenta inclui a mudança climática, a proteção dos direitos humanos, a migração na busca por melhores oportunidades, a pobreza, o terrorismo, as pandemias, a crise econômica e o desemprego.

Além do crime organizado e o narcotráfico que, combinado com a "insaciável avareza" do contrabando de armas, cegaram a vida de "muitos jovens em meu próprio país e no mundo todo", ressaltou. Por sua parte, o presidente de Stanford, John Hennessy, elogiou as conquistas do Governo de Calderón e afirmou que durante seu mandato as relações entre os EUA e o México "se fortaleceram". A cerimônia em Stanford esteve precedida por um colorido desfile dos estudantes de licenciatura e pós-graduação da universidade, muitos deles levando bandeiras de vários países da América Latina, entre eles México, Colômbia e Peru.

"Felicidades, estamos muito orgulhosos de vocês", disse Calderón em espanhol, ao se dirigir aos graduados. No sábado, durante um encontro com a comunidade mexicana em San José (Califórnia), o dirigente disse que seu Governo procura frear a imigração ilegal rumo aos EUA e que esta não terminará com muros e leis anti-imigração, mas sim mediante a criação de oportunidades econômicas em seu país.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×