02/12/2009

Buritis/RO agora tem Agentes Ambientais Voluntários

Porto Velho (01/12/09) Sob a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental - NEA/Ibama/RO e com a colaboração do Prevfogo do estado e da comunidade local, foi realizada uma oficina para formação de Agentes Ambientais Voluntários - AAVs, no período de 24 a 26 de novembro, tendo por local as dependências da Câmara Municipal de Buritis/RO.

Essa oficina foi ministrada por técnicos do Ibama, com participação de 56 alunos da comunidade local, platéia composta por brigadistas, acadêmicos e servidores municipais e estaduais.

O engenheiro agrônomo e servidor da Sedam, João Júnior, que participou dos trabalhos, afirmou que a oficina é um método altamente positivo no qual a comunidade teve oportunidade de aprender a “fazer fazendo”, por meio dos trabalhos grupais propostos, que, posteriormente, foram discutidos em plenária. “É um valioso método de construção onde todos são estimulados a participar”, analisa. Entre as participações locais, o veterinário Rony Braz, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, falou sobre a importância em se conhecer os males causados pelos animais silvestres quando são criados em lares familiares.

Rony destacou a importância dos Agentes Ambientais Voluntários, que, dentre outras atribuições, poderão promover localmente a resolução de conflitos, fortalecer a sociedade civil em ações de monitoramento, controle e educação ambiental, valorizando o saber local, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e consequentemente a qualidade de vida.

O vereador do município de Buritis, Jacir Alves Pereira, concluiu que “eventos desta natureza devem ser constantes e sempre terão a efetiva colaboração da Câmara Municipal pois é somente por meio do conhecimento e da conscientização que vamos continuar produzindo alimentos com produtividade e respeito à natureza”.

O programa de AAVs tem por meta a capacitação de Agentes Ambientais Voluntários nos municípios com maior índice de desmatamento no estado.

 


(Envolverde/Ibama)
 
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×