Brasileiro Canibal
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br
Interessante perceber qual é a verdadeira função da escola e qual a da família, entretanto, pessoas que se encontram no topo da pirâmide da educação ainda não perceberam que valores se aprendem na família.
A escola ensina e família educa (tema defendido em minha palestra intitulada A Família e a Escola entre o Educar e o Ensinar) e para mais informações vide O Ensinar da Escola e o Educar da Família, publicado pela Revista Escola Particular-SI@SP - Ano 20 - Nº 235 - Publicação Mensal do Sindicato dos Estabelecimento de Ensino no Estado de São Paulo - Out. 2017.
De acordo com pesquisa levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira foi estimada em 208,5 milhões de habitantes no ano de 2018 e a afirmação de nosso Ministro da Educação é muito tendenciosa e preconceituosa ao aduzir que "Brasileiro viajando é canibal".
Quando lecionamos a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, umas das coisas que ensinamos a nossos universitários é o cuidado ao se fazer afirmações generalizadas, ou seja, quando se afirma que "Brasileiro viajando é canibal" você está colocando nesta estatística os 208,5 milhões de brasileiros, sendo que a maioria desta população sequer sabe o que é viajar de avião, hospedar-se em hotel, e com certeza, esta maioria tem dignidade, coisa que falta em muitos políticos e/ou pessoas que ocupam cargos políticos.
Não é roubado por essa maioria "coisas de hotéis, assentos salva-vidas do avião" e tampouco se acha no direito de levar para casa o que não lhe pertence.
É como se afirmássemos que todos políticos são corruptos, apesar de 37% dos senadores responderem a processos no Supremo Tribunal Federal e 28% dos deputados, isto é, respondem a processos no STF, e os que estão com processos engavetados e/ou encontram-se protegidos pela máfia dos corruptores?
Embora o pacato cidadão seja representado pelos políticos que representam escória e o câncer da sociedade, ainda temos pessoas éticas que defendem a vontade do povo, embora o Fórum Econômico Mundial afirma que o Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo, e temos tido prova disso tanto na parte pública quanto na privada, como no caso do acidente na Barragem de Brumadinho que passa a ser um triste exemplo de corrupção, pois pessoas foram corrompidas para se calarem e emitirem "relatórios otimistas".
Realmente precisamos trabalhar a consciência cívica de nossos alunos com o intuito de desenvolvermos neles a criticidade e o civismo, para que aprendam a viver e a conviver.
Não podemos e nem devemos aceitar qualquer imbecilidade dita por qualquer um, independente o cargo que ocupado, e precisamos ser bons exemplos para as novas gerações que encontram-se cada vez mais alienada, uma vez que a verdadeira educação vem do exemplo, das atitudes, ou seja, ela vem de casa, isso porque cabem aos pais a educação e a escola o ensino, pois para ensinar você só precisa saber, mas para educar você precisa ser, ou seja, as virtudes dos pais são reveladas na educação de seus filhos.