20/08/2008

Bienal do livro terá lançamento de cartilha sobre lixo

Cerimônia será às 19h desta terça-feira (19/8); publicação organizada pela Ong Defensoria da Água será distribuída em escolas de São Paulo

A Defensoria da Água, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Editorias de Livros do Estado de São Paulo, lança cartilha educativa na Bienal do Livro, nesta terça-feira, 19, às 19h. "Mais vida, menos lixo" traz a problemática do lixo em São Paulo, uma sinopse das principais leis de proteção ambiental, orientações práticas para que o cidadão e propostas consistentes para municípios construírem um plano diretor de gerenciamento de resíduos sólidos.

O nome da cartilha surgiu de uma campanha já existente na comunidade de São Mateus, na zona leste da capital paulista, onde está instalado o aterro São João. "Mais Vida, Menos lixo" foi uma iniciativa dos moradores que sofrem há anos com o mau cheiro do local e que, há pouco mais de um ano, presenciaram o desmoronamento de toneladas de lixo.

Fazer a cartilha a partir da campanha foi importante para dar mais visibilidade e conscientização para as pessoas, não apenas as que estão no entorno dos lixões. "A campanha foi o primeiro - e decisivo - passo dado pela comunidade e por entidades parceiras. A Construção da cartilha foi uma junção de acontecimentos ao longo dos anos que resultaram nesta publicação. Queremos que ela alcance o maior número de pessoas possível e que seja uma fonte de conhecimento", explica.

Mesmo com todas as manifestações, participações em audiências públicas e pedidos da comunidade e dos ambientalistas, a administração municipal decidiu reabrir o aterro por mais 11 meses, até esgotar de vez sua capacidade de receber lixo. Na semana passada, houve o anúncio de que São Paulo terá um novo aterro, ao lado do São João. "Queremos políticas públicas, educação ambiental, infra-estrutura e campanhas de reciclagem. Justamente o contrário do que vem sendo feito. Aterro sanitário é apenas um vetor, não é a solução final. Precisamos discutir políticas públicas responsáveis. Caso contrário, São Paulo, em especial a zona Leste, será um depósito de lixo permanente", diz Vicente Pimenta, coordenador da campanha "Mais vida, menos lixo" e membro do conselho editorial da cartilha.

Por esta razão, segundo Pimenta, o conteúdo textual da cartilha não tem reservas de direitos, podendo ser reproduzido livremente por qualquer meio. "O importante é multiplicar o debate", completa.
Cartilha na WEB

Um trecho da publicação já está disponível na Internet. Um vídeo-áudio traz informações sobre a história do lixo, uma sinopse das principais leis de proteção ambiental e orientações práticas para o cidadão. A idéia é multiplicar ao máximo o conteúdo do livro. Basta acessar http://www.waterworldtv.com e no http://www.youtube.com/arcstv.
Serviço:

O quê: Lançamento da cartilha "Mais vida, menos lixo"
Quando: dia 19 de agosto, às 19h
Onde: Parque de Exposições Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo/SP) - Estande na Av. 3, esquina com as ruas E e D.


(Envolverde/Comunique-se)


Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×