|
Passageiros de todas as idades, que circulam pelo Terminal Pinheirinho, em Curitiba, podem a partir de agora conhecer os mistérios de Sherlock Holmes, as diabruras do Gato de Botas, os amores de Dona Flor e as aventuras de Moby Dick. O terminal ganhou a primeira Estação da Leitura de Curitiba, onde a comunidade pode emprestar livros gratuitamente.
A Estação da Leitura é uma das ações do programa Curitiba Lê, inaugurado na sexta-feira passada (16). Iniciativa inédita na cidade, a minibiblioteca vai funcionar como posto de atendimento para empréstimo de livros, gratuitamente. O programa é coordenado pela Fundação Cultural.
"Essa ideia é maravilhosa. É o que a gente precisa em todo Brasil. Ficou muito mais fácil emprestar livro para mim e para as minhas filhas. Sempre passo por aqui", diz a dona de casa Maria Silva Batista, 42 anos. O aposentado Antônio Pires, de 53 anos, elogiou a facilidade de emprestar livros na minibiblioteca. "Não é em todo lugar que se encontram livros tão acessíveis. Vai me incentivar a ler", disse. O bancário Douglas Santos, 26, diz que a Estação da Leitura dentro do terminal vai poupar tempo. "Falta tempo para ir até uma biblioteca. Aqui facilitou a minha vida", afirmou.
A ideia é que quem circule pelo terminal diariamente possa emprestar livros de literatura de forma simples e gratuita. "Já vou emprestar um e sair lendo no ônibus", animou-se a estudante Fernanda Moraes, de 13 anos.
"Nossa intenção é implantar estações da leitura em todos os terminais, facilitando o acesso e incentivando o hábito de ler", diz Paulino Viapiana, presidente da Fundação. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço.
O horário de funcionamento da Estação da Leitura foi estabelecido de forma a facilitar o empréstimo e a devolução dos livros. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e aos sábados, das 6h30 às 14h. A Estação tem dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos de outras unidades da Fundação Cultural.
(Envolverde/Nota 10)
|