07/05/2021

B - learning

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Existe um sistema misto de aprendizagem ou de formação híbridas denominado b-learning ou blended-learning. Tem uma forte componente de tutoria ativa, de atividades de mentoring e de coaching, permite aumentar a cultura de aprendizagem e contribui para a transferência de competências.

O b-learning é um processo de formação que combina eventos online com outros, por exemplo, com a formação presencial, ou seja, implica que a momentos de ensino presencial, em sala, se sigam períodos de estudo à distância, nos quais os formandos terão de interagir com os materiais de estudo, com os seus colegas e com os formadores. Por outras palavras, também se pode dizer que o b-learning é uma metodologia que inclui uma vertente não presencial e outra presencial, combinando-as num só tipo. Esta nova «forma híbrida» aparece como um complemento e uma extensão entre o ensino e/ou formação online e o/a presencial. Esta modalidade de formação toma outras designações como a de semi-presencialidade.

 Este processo de formação surgiu em 2002 devido aos insucessos iniciais do e-learning e para dar resposta eficiente às necessidades formativas de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, atendendo também à natureza dos conteúdos, ao tempo e aos recursos disponíveis, consistindo numa metodologia, fruto da combinação obtida pela articulação mais adequada, entre formação presencial e online - sessões online síncronas e assíncronas, métodos de aprendizagem presencial e outros meios convencionais de suporte à formação (conferências, workshops, etc.).

O b-learning potencia a flexibilidade do e-learning com a valorização da eficácia e eficiência da sala de aula.

Portanto, este tipo de aprendizagem ou de formação mista pode ser caraterizado através da combinação obtida pela articulação entre a aprendizagem presencial e a à distância, ou por outras palavras de um modelo de formação misto constituído por uma componente de formação online e uma outra presencial. Não se deve apontar como uma variação do e-learning, mas antes como um modelo de características próprias, que abrange os melhores componentes do ensino à distância utilizados no e-learning conjugado com o ensino presencial. Este modelo pretende valorizar o melhor do presencial e do online. Assim, atualmente o b-learning não se refere apenas à dicotomia distância/presencial, mas antes trata-se de uma metodologia de ensino, de aprendizagem, de educação e de formação que envolve diferentes meios de comunicação com diversas abordagens pedagógicas e didáticas.

Este processo apresenta inúmeras vantagens, tais como: a melhor integração pessoal entre os formandos; a possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas; a eventual redução dos custos de formação de grupos ou pessoas individualmente; a melhor capacidade de avaliação dos formandos; a possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse; a humanização das relações entre as instituições de formação e os formandos; e o alcançar de melhores resultados de aprendizagem e de formação dentro dos prazos estabelecidos.

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