17/03/2017

Avaliadores têm até o dia 10 de abril para fazer recadastro

Os profissionais cadastrados no Banco Nacional dos Avaliadores do Sinaes (BASis) têm até 10 de abril para atualizar seus dados e agenda de disponibilidade, validar o perfil, confirmar o recadastramento e assinar o termo de veracidade das informações prestadas. Todo o procedimento deve ser feito no sistema e-MEC, base oficial de dados relativos aos cursos de graduação e instituições federais de educação superior.

O recadastramento, as capacitações de novos avaliadores, a formação continuada por meio da plataforma Moodle e outras ações fazem parte de uma série de procedimentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para qualificar e aprimorar o banco de avaliadores. A intenção é alcançar a excelência no processo avaliativo.

O BASis é um cadastro nacional e único de profissionais selecionados pelo Inep para constituir comissão de avaliação in loco. Os participantes precisam de titulação mínima de doutor, efetiva produção acadêmica e intelectual nos cinco anos imediatamente anteriores à seleção (comprovada por currículo lattes), reputação ilibada e disponibilidade para participar em pelo menos três avaliações anuais. Além disso, não podem ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias.

Sinaes – Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) compreende a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. São avaliados todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Acesse o sistema e-MEC.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep - MEC (16.03.2017)

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×