17/12/2020

Avaliação pode contribuir para a aprendizagem escolar

Pesquisa visa contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e administração escolar a partir de demandas e características locais.

 

Elton Oliveira de Moura doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de Administração no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), observa como a prática da avaliação institucional pode contribuir para a aprendizagem da escola. O bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) tem estudado a administração escolar no âmbito da gestão estratégica, estado, trabalho e sociedade, com ênfase em inovação e conhecimento.

Fale sobre sua pesquisa
A pesquisa busca entender como a prática da autoavaliação institucional pode contribuir para a aprendizagem da escola. O argumento é de que as avaliações externas, com foco em premiar escolas que obtém bons scores, pouco contribuem para a melhoria da qualidade das escolas, pois estabelecem um instrumento comum como principal parâmetro de avaliação. A avaliação institucional pode proporcionar um maior protagonismo da própria escola na avaliação educacional, pois permite que cada escola construa o seu projeto educativo a partir das suas características, potencialidade, limitações, e demandas específicas, além de desenvolver a aprendizagem da escola, não apenas dos alunos, resultando em um processo contínuo de aperfeiçoamento das práticas de gestão da escola.

Como surgiu interesse em pesquisar sobre o assunto?
Surgiu a partir de reflexões sobre os modelos de gestão por desempenho da educação que são baseados, principalmente, em índices de avaliação externa - Ideb e PISA -  e os impactos na melhoria das escolas. O intuito dessa pesquisa é fomentar ideias de avaliação que busquem não acentuar uma lógica de “sucesso x fracasso”, mas sim, a melhoria do desempenho das escolas com resultados insatisfatórios a partir da identificação e desenvolvimentos de ações que solucionem os problemas específicos que impedem a escola de avançar.

Quais foram os resultados?
A pesquisa ainda está em andamento e tem previsão para conclusão em 2021. No entanto, alguns resultados parciais apresentam que, mesmo em casos em que a avaliação institucional não é uma prática institucionalizada, as situações em que a escola tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática (ex. reuniões, conselhos etc.) tendem a proporcionar o desenvolvimento de soluções que resultam na melhoria da escola a partir da leitura do contexto específico em que ela está inserida. No entanto, é possível identificar algumas barreiras que dificultam à escola o aprendizado a partir da reflexão sobre as suas demandas.

Quais as vantagens da sua pesquisa?
As vantagens estão na possibilidade de se pensar em um modelo de gestão escolar que seja mais aderente às demandas e características locais das escolas, considerando as diferenças existentes entre elas e as suas especificidades.

Quais contribuições a sua pesquisa traz para a área?
Dentre as contribuições está a de apresentar elementos para se pensar um modelo de avaliação que considere não apenas o desempenho nos exames externos de avaliação, mas também as iniciativas e soluções desenvolvidas pela escola para a melhoria da qualidade educacional. Além disso, busca-se discutir um modelo de gestão que seja mais adequado ao atendimento das demandas específicas das organizações escolares.

Qual a aplicabilidade da pesquisa no Brasil?
No caso brasileiro, possuímos contextos escolares muito distintos e que acabam impactando de maneira também diferente nas mais diversas escolas. Assim, o poder público pode, a partir dos problemas específicos levantados pelas escolas, mapear quais são as necessidades específicas das escolas em seus variados contextos e contribuir, de maneira mais assertiva, na elaboração de políticas que visem a solução dos problemas de aprendizagem, organização e gestão das escolas.

Qual a importância do seu trabalho para a sociedade?

A educação é um dos grandes temas sociais e que tem grande impacto no desenvolvimento da sociedade. Assim, esta pesquisa busca, a partir do campo da gestão, gerar conhecimentos teóricos e práticos que possam trazer implicações para a gestão educacional, principalmente no âmbito da gestão escolar.

Qual a importância da CAPES no desenvolvimento do seu projeto?
No doutorado, com a bolsa PDSE do programa CAPES PrInt, eu pude desenvolver um período de estudos de seis meses no Instituto de Pesquisas sobre Populações e Políticas Sociais (IRPPS) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) da Itália. Durante este período tive a oportunidade de participar de diversas atividades acadêmicas e interagir com pesquisadores de outros países.

No mestrado eu também tive a oportunidade de ser bolsista da CAPES, o que me possibilitou a dedicação integral ao curso que, além da dissertação, teve como resultado artigos publicados em eventos nacionais e em revistas científicas nacionais e internacionais da área de administração.

Quais os próximos passos?
Os próximos passos consistem na conclusão da pesquisa em 2021 com a apresentação dos resultados da tese. Somado a isso é esperado a publicação de trabalhos no formato de artigos científicos a serem publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais da área, bem como na produção de produtos tecnológicos como cursos, seminários e material formativo que vise também o compartilhamento dos resultados alcançados e do conhecimento gerado a partir da pesquisa.

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Redação CCS/CAPES - 16.12.2020

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