31/07/2017

Avaliação: O seu significado para alguns estudiosos no assunto.

Por Ivan Carlos Zampin – Professor Doutor, Docente no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Médio e Gestor Escolar.

Esboço aqui neste texto algo para sua leitura e conclusão sobre “avaliação”, creio que conclusão não será possível, pois, os próprios estudiosos no assunto se deparam com variadas concepções, assim, a palavra "avaliação" quando interpretada, terá sido defendida de formas variadas por diferentes estudiosos abordando grande campo semântico com seus respectivos conteúdos. Sabemos que a utilização de conceitos como definição e com precisão, mostra-se bastante comprometida. Embora sejam em grande número os manuais que versam sobre a "avaliação" e reflitam em maior ou menor grau de concepções, poucos são os que apresentam uma caracterização explícita do que nelas estaria significando a palavra "avaliação”, vamos a elas.

01 – (HOFFMANN, 1992, p. 18) "A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa, que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento, passo a passo, do educador, na sua trajetória de construção na qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação."

02 – (LUCKESI, 2002, p. 81) "A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisão."

03 - (SANT'ANNA, 1995, p.31-32) "A avaliação é um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador e do sistema confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja teórico (mental) ou prático. Avaliar é conscientizar a ação educativa."

04 – (LIBÂNEO, 1991, p. 196) "A avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas."

05 – (FUSARI, 1998, p. 12-13) "A avaliação é o processo pelo qual o professor acompanha a aquisição de conhecimento do aluno, verificando se houve domínio competente dos conteúdos (conceitos básicos, princípios e conhecimento). O desenvolvimento de determinadas capacidades relacionados à aprendizagem dos conteúdos trabalhados e atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos."

06 – (GIMENO, 1994, p. 32) "A avaliação, a função fundamental que a avaliação deve cumprir no processo didático é a de informar ou conscientizar os professores acerca de como caminham os acontecimentos em sua turma, os processos de aprendizagem que desencadeiam em cada um de seus alunos, durante o mesmo."

07 – (BLOOM, HASTNGS, MADAUS, 1983, p.175) "A avaliação visa mostrar ao professor e ao aluno o seu desempenho na aprendizagem bem como no decorrer das atividades escolares, oportunizando localizar as dificuldades encontradas no processo de assimilação e produção do conhecimento, possibilitando ao professor correção e recuperação”.

08 – (BRADFIELD e MOREDOCK, 1963, p. 177) "A avaliação significa atribuir valor a uma dimensão mensurável do comportamento em reação a um padrão de natureza social ou científica".

09 – (LÜDKE e MEDIANO, 1992) "A avaliação é um processo integral, estende-se seu objeto. Antigamente a escola preocupava-se apenas com o domínio cognitivo. Atualmente não estamos apenas interessados no que o aluno sabe, mas naquilo que faz com o que sabe". "A medida em que o aluno se torna ativo no processo de aprendizagem, torna-se também ativo no processo de avaliação. Isto redunda numa ênfase nas técnicas de auto avaliação e nos  instrumentos  que levam  o  aluno ao controle objetivo de seus próprios aprendizados.”

10 - (THORNDIKE e HAGEN, 1960 apud SANT’ANNA, 2010, p. 29). “A avaliação em educação significa descrever algo em termos de atributos selecionados e julgar o grau de aceitabilidade do que foi descrito.” “O algo, que deve ser descrito e julgado, pode ser qualquer aspecto educacional, mas é, tipicamente, (a) um programa escolar, (b) um procedimento curricular ou (c) um comportamento de um indivíduo ou de grupo.”

Percebemos através das definições dos autores acima citados o quão importante é a avaliação escolar, pois é através dela que se verifica se os objetivos do ensino foram alcançados. As escolas exigem que o resultado de seu trabalho seja avaliado da maneira mais objetiva e válida, porém sabemos que será diferente o ponto de vista, como são diferentes as técnicas e os instrumentos de avaliação a empregar e de acordo com a concepção que se faça de "educação" e de "escola".

O professor necessita conhecer cada aluno individualmente, como pessoa, como ser em desenvolvimento. Através do acompanhamento individual o professor/educador poderá orientar cada aluno no desenvolvimento de seu potencial e de acordo com o seu ritmo de aprendizagem, na aceitação de suas limitações. Este acompanhamento, que deve ser feito no plano intelectual, afetivo, físico e social, deve ser consciente e servir de base para a avaliação que se torna, então, um meio de verificar a situação de cada educando em relação às metas, de preferência traçadas por ele e pelo professor, levando em conta os objetivos gerais da escola, os objetivos específicos da disciplina e a etapa do desenvolvimento do educando. Segundo Hoffmann é possível uma avaliação dialógica reflexiva onde os educadores, numa tomada de consciência coletiva, possam estar repensando sua prática.

Quando deixamos de lado os professores com sua maneira estruturada de agir, onde as coisas correm mansa e pacificamente pela inexistência de qualquer problema real que os leve a refletir sobre a avaliação, e ingressamos nos textos elaborados pelos especialistas nesse campo, percebemos uma primeira dificuldade ao nível da expressão. Há uma imprecisão terminológica no campo. Ao nível da realização, isto é, dos professores e administradores escolares, essa imprecisão não aparece. As expressões são tomadas como sinônimas e utilizadas indistintamente para nomear procedimentos divergentes. Não há qualquer coerência na esfera entre o que expressam e o que realizam.

Neste contexto ao nível da realização, no entanto, podemos perceber que as expressões distintas nem sempre significam procedimentos diversos, assim como procedimentos diversos são rotulados pela mesma expressão. Para prosseguir, portanto, é necessário explicitar o que significam as expressões como "mensuração", "mensuração de aprendizagem", "avaliação do aproveitamento", "verificação do rendimento" e "mensuração educacional”. É necessário examiná-las para que possamos apreender seu real significado, ver como se colocam umas em relação às outras. Assim no próximo artigo analisa-se a questão do significado de "mensuração" e "avaliação" como gênero dos quais a mensuração e a avaliação educacionais são espécies.

BIBLIOGRAFIA

BLOOM, B.; HASTINGS, J. T. e MADAUS, G.. Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. Trad.: Quintão; Florez e Vanzolini. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre, Educação e Realidade Editora, Ia ed., 1992.

LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J.C.. Didática. São Paulo, Ed. Cortez, 1991.

FUSARI, J. C.  O papel do planejamento na formação escolar de educador. São Paulo, 1998.

GIMENO, J. S., 1988, in Idéias n° 22, Avaliação do rendimento escolar. São Paulo, FDE, 1994.

SANTANNA, I. M.. Por que avaliar? Como avaliar? Rio de Janeiro, Vozes, 1995, pg.31,32.

LÜDKE, M., MEDIANO, Z. (Coord.). Avaliação na escola de 1º grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1992. 

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