12/08/2017

Avaliação em Educação: Suas Funções

Por Ivan Carlos Zampin – Professor Doutor, Docente no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Médio e Gestor Escolar

 

Se não existe uma função para a avaliação, ela pode ser simplesmente suprimida, sem qualquer dano. Se existe, qual é a função? São questões que devem ser respondidas antes de explicitar o que possamos pretender num projeto de avaliação. Só na medida em que temos bem clara a finalidade da avaliação, é que podemos examinar o que avaliar e, posteriormente, como avaliar.

Parece-nos mesmo que toda problemática a respeito da avaliação gira em torno dessa questão. Se não se define com exatidão o papel da avaliação no processo da escola, corre-se o risco de avaliar o supérfluo em detrimento do que deve ser avaliado. Escolher a avaliação através do processo ou do produto de aprendizagem não é, assim, uma questão de gosto ou preferência pessoal, entretanto uma coerência com o que representa a avaliação é seguramente a avaliação para o processo escolar numa ou noutra das tendências apontadas.

Levantar as funções da avaliação é seguramente a tarefa mais importante, a embasar qualquer projeto a ser executado, é também, infelizmente, o aspecto menos cuidado pelos especialistas no assunto. A maioria limita-se apenas a trocar de passagem no que entendem por funções de avaliação. Os alunos e os pais têm um conceito estereotipado a respeito do que seja avaliação, prêmio ou castigo, nunca contestam a legitimidade da avaliação e a autoridade do professor em proferir o julgamento. Parece-lhes que a avaliação sempre existiu e continuará a existir como parte primordial do processo escolar e aceitam as regras do fatalismo.

O professor, à sua vez, coloca a avaliação como uma exigência burocrática que cumpre a prazos regulares, decorrente de uma norma legal ou regulamentar. Aplicar provas e corrigi-las atribuindo notas ou menções, são atividades executadas como fins em si mesmas. Não há, depois dessas atividades, nada que se deva ou possa fazer. O que verificamos em nosso sistema escolar é que o professor, de um modo geral, trabalha com mensuração com referência a norma, ainda que não siga os preciosismos de rigor que a teoria clássica elaborou. Produto da própria escola onde vai atuar, o professor tende a repetir os procedimentos de seus professores e colegas mais velhos.

Nesse sentido podemos dizer que as funções pedagógicas da avaliação são suas funções explícitas. Mas há também certas funções psicológicas e sociais que, por não serem explícitas, podem ser consideradas apenas como latentes. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×