02/12/2022

Avaliação de Impacto Arqueológico na Linha de Transmissão Ouro-Ourolândia na Bahia

20220616_095802

Equipe de Arqueólogos da Patrimônio Consultoria concluíram no mês de outubro na cidade de Ourolândia, interior da Bahia, a realização de estudos de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área onde será instalada a Linha de Transmissão 500 kv Ouro-Ourolândia, com aproximadamente 12,73 km e 32 torres autoportantes em aço galvanizado com tensão em circuito simples.

A avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico ocorreu através de prospecção interventiva, com investigação por meio de caminhamento e sondagens na área diretamente afetada (ADA) do empreendimento, a qual levantou áreas de interesse arqueológico, como a presença de vestígios pré-coloniais do tipo líticos.

Nesse contexto, os resultados obtidos no decorrer das pesquisas arqueológica para a área de implantação do Empreendimento Linha de Transmissão Ouro-Ourolândia, e apresentados no relatório a ser entregue ao IPHAN, revelaram a existência de 04(quatro) sítios arqueológicos (Catarina I, II, III e Baixas) com a presença de vestígios de cultura material móvel pré-colonial.

A presença destes vestígios da cultura material móvel demonstram processo de ocupação de um ou mais grupos sociais na região assim como são relatados em estudos acadêmicos e de arqueologia preventiva realizados próximo a região de implantação do empreendimento.

Nessa área de pesquisa, foram resgistrados a presença de sítios arqueológicos pré-coloniais em terras marcadas por relevos pouco acidentados e com poucas drenagens. Contudo, é possível inferir que o interesse por essa mesorregião no passado se deu devido a sua litologia que oferecem na forma de afloramento rochoso como cascalheiras, matéria prima para lascamento, transformando territórios como esses em áreas para captação de recursos e obtenção de matéria prima para a produção de artefatos líticos. O que corrobora para os vestígios líticos lascados do tipo lascas e micro-lascas em subsuperfície e demais artefatos líticos e polido.

Nesse contexto, o presente resultado dentro de suas formalidades será enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (IPHAN), onde será aguardado a recomendação deste órgão sobre o aprofundamento dos estudos nas áreas onde foram identificados vestígios de natureza arqueológica (pré-colonial e histórica), dos quais é sugerida a realização de um programa de gestão do patrimônio arqueológico, com o intuito de realizar o salvamento arqueológico desses sítios antes da implantação do empreendimento

Contudo, salientamos que a presença de sítios arqueológicos em uma dada região é de suma importância o contato com o IPHAN, neste caso a superintendência da Bahia ou alguma universidade próxima que desenvolva pesquisas com essa área de conhecimento, neste caso, a mais próxima é a Universidade do estado da Bahia.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×