|
A Faculdade de Odontologia (FO) da USP comemora os 20 anos do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE), o qual oferece atendimento odontológico gratuito a pacientes portadores do HIV, distúrbios neuropsicomotores e com doenças sistêmicas crônicas. Além disso, o CAPE já conta com mais de 9.000 pacientes cadastrados e faz, aproximadamente, 1.200 atendimentos ao mês
O Centro foi criado em 1989, no início da epidemia da AIDS no País. Segundo a professora Marina Helena Gallottini de Magalhães, coordenadora do CAPE, “muitos dentistas tinham receio de tratar de pessoas portadoras de HIV por falta de conhecimento em relação à nova doença. Por isso, pacientes passaram a procurar a Faculdade em busca de tratamento e os professores da FO, Ney Soares de Araújo e Miaki Issau , idealizaram o CAPE”.
A demanda pelos atendimentos oferecidos pelo Centro vem crescendo e muitos pacientes de fora do Estado de São Paulo recorrem aos tratamentos do CAPE. “Como há limite de atendimentos ao ano, temos que fazer uma triagem rigorosa para que os pacientes que realmente tenham necessidades especiais sejam tratados por nossos dentistas. Muitas pessoas que vem ao CAPE podem ser tratadas normalmente nas clínicas convencionais, por isso passamos a fazer uma triagem mais criteriosa”, diz Marina.
Um dos grandes desafios observado no Centro nesses 20 anos de existência foi o tratamento de doenças pouco conhecidas. “Muitas vezes o dentista não sabe exatamente quais são as características de determinado problema do paciente. Cabe a nós, portanto, buscar informações sobre o assunto e aprofundar nossos estudos sobre determinada doença. Somos profissionais da saúde e devemos estar atentos às novidades da área, sejam elas relacionadas diretamente à Odontologia ou não”, enfatiza a coordenadora.
Grande parte dos pacientes cadastrados no CAPE recebem atendimento de cirurgiões dentistas inscritos no Programa de Atualização em Odontologia para Pacientes Especiais, reconhecido pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Esse programa tem como objetivo aprimorar profissionais graduados em Odontologia na área de atendimento odontológico, clínica geral, a pacientes com necessidades especiais.
O trabalho desenvolvido pelos dentistas no CAPE não é voluntário e faz parte do curso de especialização ministrado por professores da FO. “No Programa de Atualização, os dentistas têm tanto aulas teóricas quanto práticas e no final do curso aqueles que obtiveram mais de 80% de presença e que desenvolveram suas atividades adequadamente recebem certificado. No CAPE eles recebem o aprendizado em um campo novo na Odontologia e pouco aproveitado pelos dentistas”, diz a professora.
Entre os serviços oferecidos pelo CAPE estão inclusos dentística, periodontia, endodontia, semiologia, cirurgia, prótese e ortodontia, para adultos e crianças. A triagem dos pacientes é realizada em média duas vezes ao ano e os atendimentos ocorrem durante todo o ano. Atualmente, um centro cirúrgico, onde serão realizados procedimentos sob sedação profunda ambulatorial, está sendo equipado com previsão de funcionamento para meados de 2010.
O CAPE está localizado na Av. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo.
(Envolverde/Agência USP de Notícias) |