19/03/2025

Aula magna marca início de curso de mentoria para diretores

Encontro foi realizado para apresentar o curso e reforçar o compromisso do MEC com a formação de diretores escolares, com o fortalecimento da gestão escolar e com a qualidade da educação pública no Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma aula magna para iniciar o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. A iniciativa organizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), ocorreu nesta terça-feira, 18 de março, e reafirma o compromisso do MEC com a formação de diretores escolares, com o fortalecimento da gestão escolar e com a qualidade da educação pública no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e a transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube

“Estamos trabalhando para fortalecer e empoderar os profissionais da educação, que são fundamentais para a produção de conhecimento cada vez mais significativo e de qualidade no chão das nossas escolas”, declarou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. “O papel do gestor e dos técnicos é essencial para o sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem, seja por liderar as equipes e apoiar os professores ou por fazer a conexão entre as instituições e as comunidades em que elas estão inseridas”, completou. 

Segundo a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais de Educação do MEC, Rita Esther de Luna, a expansão do Proditec permite que se possa alcançar os sujeitos que fazem, verdadeiramente, a gestão da educação nos estados e municípios. “É preciso entendermos que formar os sujeitos que estão à frente das escolas e das redes é muito importante para dar ainda mais suporte para que os professores possam trabalhar. Essa ampliação do programa e das iniciativas permite que nós possamos alcançar ainda mais profissionais e contribuir para uma melhora da educação no país”, afirmou. 

Durante o encontro, o MEC apresentou o Proditec e o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, de maneira a assegurar que todos entendessem o funcionamento do programa e da formação. A Aula Magna também ficou marcada pelo compartilhamento de boas experiências na formação de gestores. Por fim, buscou-se refletir sobre gestão escolar, do tempo e de lideranças.  

O curso é realizado em parceria com oito instituições federais de educação superior e oferta 3.200 vagas para todas as unidades da federação. A formação conta com uma carga horária de 210 horas, distribuídas em 20 semanas, e terá aulas semanais síncronas e atividades assíncronas, desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem. A expectativa é que as turmas contem com profissionais de todas as unidades da federação para garantir diversos pontos de vista. Participam as seguintes universidades: de São Carlos (UFSCar); Federal Fluminense (UFF); de Goiás (UFG); do Rio Grande (FURG); do Piauí (UFPI); do Oeste do Pará (UFOPA); do Paraná (UFPR); e da Paraíba (UFPB). 

Participantes - Também estiveram presentes no encontro o coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica, Roberto Júnior; o conselheiro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Israel Batista; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa; e a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Norte, Cleonice Kozerski. 

Estrutura – O Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares está organizado em dez salas de aprendizagem, que abordarão temáticas fundamentais para a gestão escolar:   

  1. Mentoria de diretores escolares: perspectivas teórico-metodológicas;   

  1. A relação com o saber e o aprender acadêmico, prático e relacional;   

  1. Escola conectada e cidadania digital;   

  1. Relações intra e interpessoais: comunicações no ambiente escolar;   

  1. Violências e contextos sociais e escolares;   

  1. Projeto político-pedagógico e gestão escolar;   

  1. Gestão escolar no processo de alfabetização e na recomposição de aprendizagens;   

  1. Educação integral: tempos e espaços na escola;   

  1. Gestão administrativa e financeira da escola;   

  1. Perfil do diretor: liderança e organização escolar.   

Proditec –Instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação tem a finalidade de formar esses profissionais considerando as dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes. 

Entre outros objetivos, o programa visa estimular a institucionalização das trocas de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o processo de autorreflexão entre os diretores escolares. Outra meta é incentivar as instituições de educação superior a apoiarem, por meio da prática da extensão universitária, as escolas públicas de educação básica nos processos de melhoria da gestão.  

Em 2024, o MEC investiu mais de R$ 10 milhões na formação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação. Para 2025, está prevista a expansão do programa, com a participação de mais 30 universidades federais e a oferta de mais de 15 mil vagas, com investimentos superiores a R$ 30 milhões.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 18.03.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×