27/10/2007

Atentado ecopoético promove conscientização ambiental em BH

Cerca de 200 jovens de 11 a 19 anos da Escola Internacional Fundação Torino irão distribuir 3000 cartilhas com poesias e dicas para preservação do meio ambiente, 1500 sacolas de papelão e cerca de 3000 sementes neste sábado, 27, em Belo Horizonte. A iniciativa faz parte do V Atentado Poético, projeto realizado desde 2003 pelos alunos da Escola e que tem como objetivo promover e incentivar a prática da leitura na cidade, além de compartilhar a experiência dos alunos da Fundação Torino enquanto leitores e produtores de textos. "Qualquer escola, seja ela pública ou particular, precisa dialogar com a comunidade na qual está inserida", afirma Daniela Mendes, uma das coordenadoras do projeto.

Este ano o evento ganhou cara nova e está sendo chamado de Atentado Ecopoético. Como a questão ambiental é o tema do ano na Fundação Torino, foi planejado um evento diferente que será realizado em diversos pontos da cidade (Lagoa Seca, Praça JK, Praça da Liberdade, Mercado Distrital do Cruzeiro e Mercado Central). Nestes locais, os jovens irão distribuir cartilhas em papel reciclado contendo poesias produzidas por eles, além de dicas simples que pretendem mostrar como pequenas alterações na rotina podem fazer uma grande diferença para o planeta. Além da cartilha, os alunos vão entregar sementes de girassol e sacolas de papelão propondo às pessoas que abandonem o uso das sacolas de plástico em prol do meio ambiente.

Anualmente o Brasil produz 200 mil toneladas de sacos plásticos, o que representa um enorme impacto no meio ambiente. "Com pequenos gestos e pequenas mudanças no nosso dia-a-dia podemos minimizar os problemas ambientais que estamos enfrentando", afirma Chiara Algisi, professora de Ciências da Natureza e uma das coordenadoras do projeto. Com essa iniciativa, a Fundação Torino espera, mais uma vez, compartilhar conhecimentos com a comunidade e deixar sua contribuição para um mundo melhor.

O Atentado Poético é um projeto desenvolvido na Fundação Torino desde 2003 e já distribuiu mais de 4500 publicações em Belo Horizonte.

A Escola Internacional Fundação Torino faz parte do Grupo Fiat e conta com aproximadamente 750 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio (tradicional e técnico). Todos os estudantes recebem formação bilíngüe (português e italiano) desde a infância e contam com currículo reconhecido pelos ministérios da educação do Brasil e da Itália, que permite acesso a universidades da União Européia ao final do ensino médio e que contempla, ao longo da vida acadêmica, disciplinas como ciências da natureza, informática, artes, música, filosofia, economia e direito.

(Envolverde/Pauta Social)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×