22/10/2018

Aspectos da Educação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

A educação de qualidade deve fugir a tutela ideológica, afirma Souza em seu livro Introdução a Sociologia da Educação, publicado pela Autêntica em 2007, o que é corroborado por Demo em seu livro Saber Pensar publicado pela Cortez em 2000, quando afirma que o ato de tutelar só aumenta a massa de manobra criando cada vez mais submissos e ignorantes, abstendo nossos educandos de uma autonomia intelectual, política e econômica.

Assim sendo, a educação de qualidade deve abranger em seu meio, aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, sendo que tais aspectos devem estar inseridos desde a Educação Infantil.

Os aspectos filosóficos impedirão a estagnação, levando o educando a ser um questionador e investigador da verdade baseada sempre na ética e confrontado sempre com o poder, fugindo a qualquer dominação alienante.

Os aspectos sociológicos de acordo com Pitombo em seu livro Conhecimento, valor e educação em John Dewey, publicado pela Pioneira em 1974 esclarece que o sociológico deve buscar uma integração do passado cultural e projetar no futuro social, o que é complementado por Castells em seu livro O Poder da Identidade, publicado pela Paz e Terra em 1999 quando afirma que é no ponto de vista sociológico que toda e qualquer identidade é construída.

Os aspectos políticos, englobam o poder e a persuasão, pois já afirmava Aristóteles há 2500 anos atrás que somos “animais políticos”, logo, não existe nada em sociedade que não exerça uma força política; e como aspectos pedagógicos como dito por Durkheim em 1904, a fé pedagógica é a própria alma do corpo que ensina, logo, precisamos colocar nossas almas nos ensinamentos de nossos educandos para que estes se transformem em verdadeiros cidadãos.

Estes aspectos devem ser indissolúveis para a efetivação de uma educação de qualidade, entretanto nossos governos pós golpe militar pecaram em não fazer uma reforma na educação pública, sendo que estes últimos governos preocuparam-se com a proliferação do consumismo, ou seja, fazer com que indivíduos conseguissem dinheiro para adquirirem bens, sendo privado de um bem inalienável que é o conhecimento.

A educação assim deixa de ser protagônica e crítica, e cria com isso, toda uma geração de alienados políticos, pois o verdadeiro cidadão tem consciência política e nela passa a agir em prol da comunidade.

A atual situação do país exige uma reforma na educação pública, e infelizmente nenhum político almejou isso, seja em seu mandato e/ou seja em seu projeto, dito isso, a falta de uma educação de qualidade continuará sendo o nosso tendão de Aquiles.

Enquanto não houver a tão sonhada mudança na educação pública, haverá medo, insegurança social, aumento de criminalidade urbana dentre outros males sociais que encontram-se enraizadas em nossa sociedade e de tal forma, banalizados, sendo usados como verdadeiros anzóis para iscar o povo cada vez mais ignorante.

            A situação em que o país se encontra é apenas um reflexo de nossa sofrível educação pública, o que reforça cada vez mais o descaso com o futuro de nossos jovens.

O tempo passa, as políticas mudam, as ideologias são aplicadas, todavia, nenhum governo buscou efetivar a verdadeira educação, que segundo Kant está em desenvolver toda a perfeição de que lhe é peculiar em cada indivíduo, tanto no estado físico, intelectual e moral.

Assim sendo, as falas Darcy Ribeiro são coerentes com a atual situação da educação pública, pois este ícone da educação salientava que a crise da educação pública não se passava de um projeto.

Dito isso, fica cada vez mais evidente que toda situação de um país está refletida a sua educação.

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