As Dificuldades de Aprendizagem no Ensino da (EJA ) e a Relação da Gestão Escolar
As Dificuldades de Aprendizagem no Ensino da EJA e a Relação da Gestão Escolar
Cleudilene de Araújo Santos
Prof. Rafael Melo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Plena em Pedagógica (PED 0849) – Estágio IIl
02/04/2017
RESUMO
O estágio curricular supervisionado objetiva adquirir conhecimento na área da educação tendo como foco a vivência na escola, conhecer o processo de gestão escolar, por meio da observação , perceber as dificuldades de aprendizagem dos alunos da (EJA) em uma Escola Estadual, Como se sabe, a educação é um elemento de referência fundamental para o ingresso a participação na sociedade , Sendo assim uma ferramenta básica da comunicação do homem na sociedade contemporânea, e também e a chave para o engendramento de um saber, e faz com que o individua se torne um cidadão inserido na civilização moderna com perfeito domínio dos símbolos da comunicação, Daí a complexidade do ato de ler, e escrever e ver o mundo de maneira diferente, Através da observação na referida escola foi possível observar as dificuldades de aprendizagem, no ensino da (EJA) , e conhecer o papel do Gestor e do Pedagogo, e do professor, o estagio na escola tem grande importância para que se alcance um grau de satisfaçam-no que se refere a educação, o estágio contribuiu para o conhecimento sobre a área em que pretendo atuar.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. EJA
1. INTRODUÇÃO
Este Projeto tem como finalidade por meio do estágio curricular supervisionado compreender o processo de Gestão escolar, perceber as dificuldades de aprendizagem dos alunos da (EJA) na referida escola, podendo assim, aprimorar o conhecimento e saber como funciona esse processo de ensino na instituição escolar. Através do estágio também é possível observar o cotidiano do Gestor e da Pedagoga da escola concedente, e observar Professor da (EJA), como é que eles desenvolvem esse processo de ensino na escola. e observar a forma de atuação da Gestão junto com o pedagogo.
O estagio lll tem a finalidade adquirir conhecimento sobre o processo de gestão , através dele perceber as dificuldades de aprendizagem dos alunos da (EJA). Escola onde foi feita a pesquisa, foi a Escola Estadual Presidente Figueiredo, Como se sabe, a leitura é um elemento de referência fundamental para o ingresso a participação na sociedade letrada, tendo assim, se tornando uma ferramenta básica da comunicação do homem na sociedade contemporânea, é também a chave para o engendramento de um saber, que faz com que esse individua se torne um cidadão inserido na civilização moderna com perfeito domínio dos símbolos da comunicação, parti daí a complexidade do ato de ler.
E por meio da observação e dos alunos e do professor da (EJA), foi possível ver que essas dificuldades de aprendizagem que afetam bastante os alunos da (EJA). O estágio contribui bastante para o conhecimento sobre a área em que pretendo atuar, e através das observações feitas na área da pedagogia na área da gestão, foi possível compreender o processo de Gestão escolar, e o papel da Pedagoga que tem grande importante na escola.
Também foi utilizado para aquisição da minha aprendizagem, é por meio desse estagio, ganhar conhecimento na área da educação. Esses são alguns dos objetivos que foram alcançados através da vivência na área da Gestão. Foi possível adquiri conhecimento sobre os alunos da (EJA) através de um dialogo com a professa da modalidade.
Para que este Paper fosse construído, foi usada a vivência do estágio, as pesquisas em documentos, e autores, como (FREIRE), (BRASIL, 2005), (PAIVA, 2005, p.202-203), e entre outros, esses são alguns que foram citados como fundamentos para que este trabalho acadêmico fosse elaborado. Este trabalho foi elaborado de forma a atender algumas dúvidas sobre o estágio em relação a gestão escolar.
Para entendermos sobre as dificuldades de aprendizagem no ensino da (EJA) educação de jovens e adultos na escola concedente do estágio, foi feito observação na sala da (EJA), foi feito uma breve entrevista com a professora da modalidade, para que pudéssemos aprimorara mais nossos conhecimentos sobre esse tema abordado.
E dessa forma deixar claro para o leitor sobre a importância da gestão escolar e da modalidade (EJA). De essa maneira facilitar o conhecimento sobre o assunto aqui exposto. E de suma importância que o academio que pretende se formar como professor tenha conhecimento de como funciona o processo de Gestão, qual o papel do gestor e do pedagogo na escola.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
O tema exposto é, AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA (EJA) E A RELAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, a pesquisa é baseada em documentos, e autores que confirma o assunto exposto. Como; PAULO FREIRE, BRASIL, FORUM EJA e entre outros autores aqui citado.
Através da vivencia do estágio e possíveis perceber como funciona o processo de gestão na Escola Estadual Presidente Figueiredo, e conhecer também o processo de ensino na modalidade (EJA) na referida escola.
Como se sabe, a leitura as manifestações linguísticas especificadas sobre a forma de escrita possibilitam o armazenamento e a transmissão de conhecimentos.
Ao adquirir o saber da leitura o homem se torna capaz de decifrar e decodificar os códigos escritos e, consequentemente, construir seu próprio pensamento. Adquire-se esse saber na escola, porém, o ato de ler acompanha o indivíduo ao longo da sua existência na escola e fora dela.
A Educação de Jovens e Adultos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96 é uma modalidade de ensino, que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não pôde concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Embora as iniciativas políticas voltadas para essa modalidade seja antiga, somente em 1996 ocorre à aprovação para integrar a Educação de Jovens e Adultos na LDB.
Art. 1º . A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida Familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.§1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por. Meio do ensino, em instituições culturais.§2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social..Art. 2º . A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e Nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do Educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ((LEI Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996)
Sabe-se que os alunos da modalidade (EJA) são pessoas que de alguma forma não puderam concluir seus estudos, de acordo com o Art. 37. A educação de jovens e adultos e destinados a essas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa a ter essa oportunidade de adquiri esse conhecimento e aprender a ler e escrever.
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram Acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade Própria. § 1o Os
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sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, Que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais. Apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, Condições de vida de trabalho, mediante cursos e exames. § 2o O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do Trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. (BRASIL, 2005)
Sabe-se que a leitura é um habito bem antigo, e considerado chato, mais e uma porta do conhecimento, ou seja, sem a leitura a vida seria obscuro, e a modalidade de ensino (EJA) da essa oportunidade para que essas pessoas que puderam adquiri esse conhecimento na idade certa.
E durante o período do estágio pode se adquiri conhecimento sobre o processo de Gestão e também da modalidade (EJA), na escola concedente. De acordo com PAULO FREIRE a conscientização dos alunos junto com a prática e capaz de transformar esse espaço vago que e o da leitura, que tanto fica a desejar por esse publico.
A educação na (EJA) precisa ser administrada com bastante cuidado, pois o educador necessita estimular o aluno para que ele consiga perseverar no que tange o ensino. O professor deve este apto a essa realidade, e constitui uma unidade dinâmica e dialética, e através das práticas fazer com que essa transformação aconteça.
O professor tem que se preparar para dar uma boa aula e isso requer antecipação e ter uma didática adequada para que tenha bom êxodo, e não improvisação. O professor também pode ser um transformador do espaço escolar através dos seus métodos de ensino.
Para que haja a aprendizagem na (EJA) é necessário que os professores sejam capacitados para exercer essa modalidade. Zaragoza afirma:
Escolares, o professor inicia [...] ao chegar às instituições e vai deparar-se com uma realidade que não corresponde exatamente a essa concepção idílica da relação educativa. Para a maioria deles, é a primeira vez que devem enfrentar a responsabilidade de uma classe, assumindo as consequências de seus próprios erros. Desde os primeiros dias inicia-se, portanto, uma crise em seus conceitos idealizados, até conseguir a articulação de alguns conceitos do magistério compatíveis com sua prática cotidiana. (ZARAGOZA, 1999, p. 134).
Muitos são os fatores que levam aos alunos a ter essa dificuldade, os alunos da escola pesquisada, eles tem muitas dificuldades, pois muitos moram nas comunidades que ficam distante da cidade, e para chegar a escola eles tem que pegar ônibus, e muitos deles para chegar ate a parada do ônibus tem que caminhar alguns quilômetros, e isso tudo acarreta em desistência da escola.
De acordo com a pesquisa feita com a professora da modalidade (EJA), ela relatou que faz o possível para que esses alunos permaneça na sala de aula, e que tem muito
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cuidado com os conteúdos na hora de repassar para eles, pois os mesmos já chegam na escola com uma baixa estima, e qualquer conteúdos que eles consideram difícil de aprender, eles logo falam em desistir das aulas.
Os alunos da (EJA) não são desprovidos de inteligência, pelo contrário, eles possuem potencial, basta ser estimulados.
Educar jovens e adultos, em última instancia não se restringe somente a tratar de conteúdos intelectuais, mas implica lidar com valores, com formas de respeitar e reconhecer as diferenças e os iguais. E isto se faz desde o lugar que passam a ocupar nas politicas publicas, como sujeitos de direitos. Nenhuma aprendizagem, portanto, pode se fazer destituída do sentido ético, humano e solidário que justifica a condição de seres humanizados, providos de inteligência [...]. (PAIVA, 2005, p.202-203).
Uma das prioridades da escola é oportunizar aos alunos o aprendizado, valorizando-as igualmente, pois ambas estão interligadas. Logo, deve propiciar a todos os instrumentos e condições para que eles aprendam, colocando à sua disposição materiais de diversas fontes, o mesmo sendo orientado pelo o professor.
Como se pode observar a educação de jovens e adultos é uma prática que merece um olhar diferenciado, onde a dignidade ande lado a lado com a aprendizagem, e assim se construa pessoas que vivam com mais saber educacional e com isso melhore sua qualidade de vida.
O professor da (EJA) possui uma responsabilidade grandiosa, pois, terá que ministrar aulas instigantes e estimulantes, caso contrário não consegue o alcance desejado.
Haverá necessidade, pois, de proceder de maneira que o aluno sinta que está aprendendo e que pode aprender, desde as primeiras lições. Se, no decorrer das duas primeiras semanas, não chegar a aprender nada, dificilmente voltará ele ás aulas. Vossa responsabilidade está assim em jogo: vossa responsabilidade de professor e, sobretudo, de pessoa que se dispõe a cooperar nesta grande obra humana e patriótica, que é a vossa campanha ( FÓRUM EJA, CEAA,2011).
De acordo com ( FÓRUM EJA, CEAA,2011), o professor da (EJA) vai lidar com situações diversas e tem que trabalhar com esse publico de uma forma eles se sinta confiante em progredir nos seus estudos. Pude perceber essa dificuldade durante o estágio na entrevista feita com a professora da Educação de Jovem e Adulta. A maior perto dos alunos é das áreas Rurais.
Pude observar que há muitas jovens que tem filhos pequenos e muitas delas trazem os filhos para a sala de aula porque não tem com quem deixar os filhos. São pessoas que de alguma forma querem concluir seus estudos, mais que tem muitas
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dificuldades, e que de alguma forma necessita de um incentivo por parte do professor e de todo corpo docente da escola. De acordo com o autor;
A conscientização não pode parar na etapa do desvelamento da realidade. “A sua autenticidade se dá quando a prática de desvelamento da realidade constitui uma unidade dinâmica e dialética com a prática da transformação”. (FREIRE, Paulo, 1981, p. 117).
Apesar das situações e do relato feito pela a professora da (EJA), de não ter disponível muitos recursos para aprimorar os conhecimentos dos seus alunos, a mesma procura incentiva-los e dar o apoio necessários procurando trabalhar sempre a realidades deles e contextualizar, e utilizando o cotidiano dos mesmo.
O estágio serve para que tenhamos o conhecimento desse processo em relação ao ensinar, e o aprender, e conhecer o processo de gestão e de todo corpo docente da escola, pois afinal e uma área que exige muito conhecimento tanto em relação ao ambiente escolar, quanto das pessoas que ali estão, como alunos, professores, gestores, pedagogos.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, tem como vista ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico, de formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania.
Pois e no estágio curricular que o acadêmico adquire experiências da futura profissão, a vivência tem grande importância nessa fase acadêmica, a mesma possibilita o aluno botar em pratica a sua aprendizagem adquirida ao longo do curso.
O estágio teve inicio em 20/03//2017 finalizado em 25/03/2017, foi feito a observação do espaço escolar, Gestão, Pedagogo, professor da (EJA). O estagio aconteceu na Escola Estadual Presidente Figueiredo/AM. O foco do estagio foi na observação do Gestor e Pedagoga, e professor da (EJA).
As atividades exercidas no estagio supervisionado; primeiro me apresentar na escola fazendo a entrega da carta de apresentação, depois fui apresentada pelo o Gestor para a pedagoga da instituição, onde conversamos e acertamos a data e o inicio do estagio.
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No dia seguinte iniciou-se o estagio supervisionado com o gestor da escola concedente sendo dois dias observação da rotina do Gestor da escola, e em seguida os outros dois dias com a pedagoga , pois o foco e conhecer a rotina dos mesmos dentro da instituição escolar.
O que foi observado na rotina do gestor durante o estagio, foi que ele não ficou nenhum momento na sala da gestão, ele ficou em sala de aula substituindo tempos de aula quando o professor falta, o mesmo e formado em Matemática e tem mestrado.
Em seguida iniciou dois dias de estagio com a Pedagoga, para conhecer a rotina da mesma, durante esse período foi observado o PPP e Plano de ensino, a mesma estava na faze de atualização do PPP, já o Plano de ação estava pronto e tive acesso e fiz uma breve leitura das ações contida no plano de ensino, um desses intens. e;
• A reunião para elaboração das atividades que envolvem as pratica e desempenho da escola;
• Encontros para elaboração dos planos de ações;
• Encontro do Planejamento mensal;
• Elaboração de Planejamento anual;
• Elaboração de regimento escolar;
• Implementação de rotina Pedagógica;
• Participação de reuniões de Pais e mestres;
• Orientação e acompanhamento dos diários de classes.
Ao terminar o estágio com gestor e pedagogo, será feito uma observação com o professor da (EJA), aonde iremos conversamos, sobre a rotina dos alunos da (EJA).
Localização da escola; A Escola Estadual Presidente Figueiredo se localiza na Rua Vitória Regia no bairro Ainda Mendonça número 3000, sua principal missão e aprendizagem que ocorre em relação a toda escola, tem com objetivo dar continuidade a integração familiar /escolar bem como acolher todas as famílias que ver a oportunidade de aprendizagem, é ensinar todas as crianças /jovens e Adultos que deseja adquiri conhecimentos.
Acolher a todos sem preconceito de cor ou raça/religião/nacionalidade, trabalhando sempre para o bem da humanidade, visando um ensino globalizado onde a pratica pedagógica alicerça – se nos pressuposto de uma teoria critica viável a prática social que esteja compromissada a solucionar problemas da educação e do ensino na escola.
A organização se dar por horários, de acordo com a pedagoga da escola, funciona nos turnos, Matutino, Vespertinos e Noturnos, no momento do estagio a escola no estava
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cedida para outra escola municipal do município de Presidente Figueiredo nos horários matutino e vespertino, por motivo de falta de prédio municipal na Cidade.
Os horários matutino funciona das 7 e 30 as 11 e 30. Vespertino funciona de 1 e 30 ate 5 e 30. Noturno 7 e 30 ate as 10 e 30. No momento a escola possui no horário noturno nas 300 alunos estudando. Sendo 4 sala da (EJA).
A Escola conta com alguns projetos que são desenvolvidos pelos os professores da escola, pedagogo, gestor, secretaria. Algum desses projetos, alguns deles é: ATIVIDAES LUDICAS NO ENSINO DE QUIMICAS, USANDO A TECNOLOGIA DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA, que ensinar para os alunos como funciona, pais a maior parte dos alunos são das comunidades onde as tecnologias ficam bem distante, e esse projeto da lousa digital ensinar aos alunos que ainda não conhece.
Esses projetos que são realizados na escola visa melhorar o desenvolvimento do aluno, no sentido de obter mais aprendizado na mediada em que o mesmo participa dos projetos ele adquire mais conhecimento.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO
O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico, de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Por se tratar de uma atividade fundamental para a formação, o estágio é desenvolvido sob a orientação de um professor do curso, com o acompanhamento do coordenador de estágios e a colaboração de profissionais qualificados no campo de atuação de cada área de conhecimento.
O estágio curricular supervisionado e um dos momentos de grande importância, e onde o estagiário vai ganhar experiências da futura profissão, pois todas as etapas do estágio servirão de enriquecimento para a formação profissional do indivíduo que deseja seguir sua carreira.
Essa vivencia possibilitará o mesmo colocar em pratica o conhecimento adquirido ao logo do curso, pois um profissional que deseja ganhar experiências da futura profissão. E de grande importância que ele conheça como atuar na aquilo que ele escolheu, e o estágio dar essa oportunidade para que o acadêmico tenha certeza de e aquilo mesmo que ele deseja seguir.
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O estágio será um espaço de vivencia que nos permitirá refletir sobre algumas questões, que interferem no processo de ensino e aprendizagem, bem como os comportamentos dos alunos, as disciplinas, o corpo docente da escola, as estratégias usadas para que ocorra a aprendizagem dos discentes. Isso tudo e adquirido através da vivencia do estágio.
Temos a certeza que iremos encontrar alguns problemas, mais temos que estar preparados e nos empenharmos para alcançar os objetivos que e, desenvolver o papel de um bom professor no sentido de levar novos conhecimentos, novo técnicas de ensino para sala de aula. Sabemos que a missão do estágio e vivenciar o espaço escolar e adquiri experiências da futura profissão. Assim o estágio acarretará no preparo para um trabalho coletivo que envolve a comunidade e escolar.
O trabalho do professor envolve além dos outros profissionais da área, como também a comunidade, esse trabalho envolve o estudo e analise a reflexão a problematização, a solução para diversas situações que irão surgir ao logo da carreira em relação ao ensino e aprendizagem. Com o acompanhamento do coordenador de estágios e a colaboração de profissionais qualificados no campo de atuação de cada área de conhecimento.
O estágio contribuiu bastante para o meu conhecimento sobre a área de Gestão escolar. Através do estágio também foi possível compreender o papel do pedagogo, do Gestor, e do Professor da (EJA) na Escola Estadual Presidente Figueiredo, na área da Gestão que foi Utilizado para aquisição da minha aprendizagem por meio desse estagio, ganhar conhecimento na área da educação, esses são alguns dos objetivos que foram alcançados através da vidência com o Gestor e com o Pedagogo, e Professor.
REFERÊNCIAS
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FÓRUM EJA, Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos- CEAA. Disponível em: <http://www.forumeja.org..br/book/export/html/1564z. Acesso em: 23 de abr. de 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996...- Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições técnicas, 2002.
ZARAGOZA, José Manuel Esteve. O mal- estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: direito, concepções e sentidos. 480 f. 2005. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.