28/05/2019

As Contribuições do Programa Residência Pedagógica Na Formação Inicial dos Licenciandos Em Educação Física

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Lima Eduardo[1]

Marilia de Rosso Krug[2]

 

RESUMO

O Programa Residência Pedagógica prevê bolsa para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores e coordenadores universitários e sob supervisão de professores experientes da Educação Básica, realizam propostas de intervenção docente nas escolas. A Universidade de Cruz Alta-Unicuz participa deste programa desde junho de 2018 e atualmente todos os cursos de licenciatura da universidade possuem subprojetos vinculados ao Programa Residência Pedagógicos. Diante desta trajetória de participação, o objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores nos dizeres dos graduandos em educação física licenciatura residentes do projeto institucional da Unicruz. Participou da pesquisa 100% dos acadêmicos integrantes do subprojeto Residência Pedagógica: Articulação Teórico-prática na (Re)construção dos saberes discentes no exercício da profissional na educação básica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários em que procedemos à análise dos pontos de vista dos residentes. As principais contribuições para formação e construção de suas identidades profissionais manifestadas pelos residentes foram: a relação entre Universidade e a Educação Básica; o desenvolvimento profissional docente; o dialogo criado pelo programa e a realidade do contexto escolar; a valorização profissional docente; a possibilidade de estar em contato direto com o cotidiano escolar. Desta forma foi possível contribuir que o programa está proporcionando momentos importantes para a formação dos futuros professores.

Palavras chave: Educação, Programa residência pedagógica, educação física.

ABSTRACT

The Pedagogical Residence Program provides scholarship for undergraduate students who, under the guidance of teachers and university coordinators and under the supervision of experienced teachers of Basic Education, make proposals for teacher intervention in schools. The University of Cruz Alta-Unicuz has been participating in this program since June 2018 and currently all undergraduate courses at the university have subprojects linked to the Pedagogical Residence Program. In view of this participation trajectory, the objective of this research was to analyze the contributions of the Pedagogical Residency Program in the initial formation of teachers in the sayings of undergraduate students in physical education undergraduate residents of the institutional project of Unicruz. Participated in the research 100% of the academic members of the subproject Pedagogical Residence: Theoretical-practical articulation in the (Re) Construction of the Student Knowledge in the Exercise of the Professional in Basic Education. The data collection was carried out through questionnaires in which we proceeded to the analysis of the residents' points of view. The main contributions to the formation and construction of their professional identities expressed by the residents were: the relationship between University and Basic Education; professional teacher development; the dialogue created by the program and the reality of the school context; the professional valuation of teachers; the possibility of being in direct contact with the school routine. In this way it was possible to contribute that the program is providing important moments for the training of future teachers

Keywords: Education, Pedagogical residency program, physical education.

INTRODUÇÃO

As exigências contemporâneas à docência, juntamente com o baixo prestígio que esta profissão enfrenta e, consequentemente, a perda de status social demonstrado pela sua baixa procura, interferem na escolha pela profissão docente. Conforme nos alertam Gatti e Barreto (2009), salários e planos de carreiras pouco atraentes interferem nas escolhas profissionais dos jovens e na representação e valorização social da profissão de professor. No que se refere especialmente à formação de professores, tais autoras destacam que atualmente enfrentamos vários problemas, dentre eles a falta de conhecimento dos contextos escolares; a pouca formação pedagógica dos professores formadores; o não acompanhamento da prática pedagógica dos licenciados, que sentem dificuldade de relacionar teoria e prática no cotidiano escolar.

A educação está ligada a um sistema sociocultural político onde o capitalismo é predominante sendo assim busca formar pessoas adequadas para atender as demandas do sistema, cada profissional deve seguir um sistema e assumir um papel na sociedade onde vive, pois se não acontecer assim corremos o risco de formar pessoas excluídas e formaria excelentes desempregados (SÁBATO 2010). Tentando amenizar esse distanciamento e valorizar a profissão docente o Ministério da Educação implantou novos programas que contribuem com a formação de suas identidades profissionais, sendo um deles o Programa Residência Pedagógica – PRP. O referido programa foi criado em 2018 e está articulado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (BRASIL, 2018).

Portanto, seu intuito é minimizar a falta de prestígio da profissão docente e a desarticulação entre a teoria e a prática escolar, estimulando o acesso e a permanência de estudantes em cursos de licenciatura. O programa prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, orientados por um professor de universidades conveniadas e um professor experiente da Educação Básica, realizem projetos com o intuito de aproximar a teoria das licenciaturas à prática no contexto da rede pública de ensino. Com este Programa busca-se estimular a integração da Educação Superior com a Educação Básica, estabelecendo projetos de cooperação que melhorem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública, elevar a qualidade das ações pedagógicas voltadas à formação de professores nas licenciaturas das instituições de Educação Superior e fomentar práticas docentes e experiências (BRASIL, 2018).

Nesse sentido e considerando a importâncias de Projetos de Políticas Públicas na área do ensino a Universidade de Cruz Alta participou do primeiro edital do PRP que saiu em 2018, tendo um único subprojeto interdisciplinar envolvendo licenciandos do curso de Educação Física e Pedagogia. O projeto tem como titulo Residência Pedagógica: Articulação Teórico-Prático na (Re) Construção dos Saberes Discentes no Exercício Profissional da Educação Básica  e tem como objetivo principal promover, em colaboração com as redes de ensino e as escolas-campo, a qualificação dos estudantes residentes por meio de imersão no contexto escolar e a formação teórico/prática necessária ao exercício crítico e reflexivo da profissão na construção da identidade docente.

Desta forma e considerando que o PRP foi recentemente implantado no Brasil, e a importância de avaliar programas de politicas públicas que possam proporcionar subsídios para sua manutenção e ampliação, bem como a criação de novas propostas que valorizem a profissão docente no país, justifica-se este estudo que tem como objetivo: analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores nos dizeres dos graduandos em educação física licenciatura residentes do projeto institucional da Unicruz.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Considerando a classificação proposta por Gil (2002), essa pesquisa é classificada quanto aos objetivos como descritiva, pois analisa as contribuições do PRP na percepção dos acadêmicos bolsistas do projeto.

Participaram do estudo oito acadêmicos, do curso de Educação Física da UNICRUZ bolsistas do Programa Residência Pedagógica (UNICRUZ, 2018-2020).

O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com onze perguntas abertas e fechadas que versaram sobre as contribuições do PRP para a formação do licenciando em Educação Física.

As informações foram interpretadas por meio das respostas coletas através da analise de conteúdo (BARDIN, 2011).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os bolsistas do Curso de Educação Física-Licenciatura da universidade de Cruz Alta- Unicruz, participantes ativos do PRP, foram inicialmente questionados sobe as contribuições positivas que o programa está trazendo para sua formação profissional. Com relação a esta indagação a maioria (90%) dos residentes entrevistados apontaram como fator positivo a possibilidade de poder vivenciar o seu futuro cotidiano como docente o que tem enriquecido sua formação. Os referidos residentes reforçaram que esta vivencia com cotidiano escolar é de extrema importância para a construção de suas identidades profissionais. As falas a seguir retratam este resultado: “o PRP valoriza dando oportunidade para estar atuando como professor” (residente A, B, C); “o RP proporciona oportunidades de poder dar aula e estar em sala de aula” (residente F, G); “ter contato com os alunos e a sala de aula” (residente D, E), foi outro ponto positivo apontado pelos residentes. Segundo Nóvoa (2007). “A identidade é lugar de lutas e de conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e de estar na profissão” (p.16).

Quando questionados sobre a interação do projeto com a realidade 90% dos residentes salientaram que o projeto retrata bem o momento que a educação está passando, sendo possível fazer a ligação entre a teoria e prática.

Além dos pontos positivos questionou-se os residentes em relação aos pontos negativos, com relação a este item, aproximadamente 10% dos entrevistados destacaram que  estavam pouco satisfeitos e acreditavam que o programa estava mal estruturado e organizado e não recomendariam o programa para outros acadêmicos. Considerando os seguintes pontos negativos do programa residência pedagógica nos dizeres dos bolsistas destacaram-se: “o fato de que Programa não contribui em nada na minha formação fez com que me distanciasse cada vez mais da minha identidade profissional” (residentes A, B, E, F); “a falta de organização interna do subprojeto acabou afetando o desempenho dos bolsistas na escola” (A, B, D, E).

Os residentes, também, foram questionados quanto ao que aprenderam com a participação do PRP. Dentre as respostas dos residentes a que mais se destacou foi: “não me sinto mais preparado depois desse tempo de participação no programa e acredito que o mesmo atrapalhou um pouco meu ponto de vista do cotidiano escolar, pois não apresentou base solida” (residentes A, B, C, D, E); Somente um residente acredita que o PRP valorizou o magistério e os acadêmicos para atuarem como professores (residente F).

CONCLUSÃO

O PRP tem apresentado desdobramentos que apontam a possibilidade de qualificação, formando docentes mais cientes do contexto em que atuarão, produtores de conhecimentos, com posturas investigativas e reflexivas acerca da própria prática docente. Alguns relatos dos licenciandos, participantes da pesquisa, salientaram o desenvolvimento de profissionais colaboradores entre si e autônomos. Colaboradores por trabalharem em conjunto com professores experientes, alunos e pais da Educação Básica e a própria universidade, e autônomos por desenvolverem em sua formação e atuação processos próprios de docência.

As principais contribuições do PRP na formação de professores apresentados pelos licenciandos bolsistas foram: relação entre universidade e escola básica, desenvolvida principalmente por meio da socialização profissional antecipatória e pela relação entre teoria e prática; desenvolvimento profissional docente, destacando o aprimoramento da prática docente no cotidiano escolar; valorização da profissão docente, pela adaptação e conscientização das condições de trabalho profissional; desenvolvimento da reflexividade docente por meio da reflexão da prática docente; novas metodologias de ensino e aprendizagem a partir de metodologias ativas e o trabalho colaborativo por meio da integração de profissionais de diferentes contextos educativos.

O desenvolvimento de profissionais docentes colaboradores entre si e autônomos são aspectos fundamentais à qualificação do ensino no país. Entretanto, além da formação inicial de professores, há de se pensar também no acompanhamento dos professores, em sua formação continuada (de modo a considerar a formação inicial), seus planos de carreira, bem como na infraestrutura das escolas de Educação Básica no país. Outro aspecto que nos preocupa é que nem todos os licenciando têm condições de participar do PRP. Neste sentido, os demais processos formativos constituintes para sua formação reflexiva devem ser atenciosamente analisados, avaliados e resignificados. Salientando por fim, que esse estudo  analisou as contribuições do PRP para à formação de licenciandos em Educação Física. Mas ao considerar a autonomia das propostas e as ideias citadas pelos bolsistas participantes, recomendo o aprofundamento desse estudo analisando as contribuições do programa em cada subárea especificamente, considerando aspectos como organização, gestão, fundamentação e metodologia. Outra linha que poderia ser abordado pode ser a participação dos outros subprojetos envolvidos e analisar também suas compreensões acerca das contribuições do PRP à formação inicial dos professores.

REFERÊNCIAS

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BARRETO, R. G. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, Especial, p. 919-937, out. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições70, 2011

BRASIL. Programa de Residência Pedagógica, 2018. Disponível: <ttps://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 17 mio 2019.

LAUXEN, S.; ANTUNES, F.R. CEZAR, A. Residência Pedagógica: Articulação Teórico-prática na (Re)construção dos saberes discentes no exercício da profissional na educação básica. Programa de Residência Pedagógica 2018-2020. Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, Cruz Alta 2018.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Coord). Vida de professores. 2ed. Portugal: Porto, 2007.p.11-30.

SÁBATO, M. Formação dos Futuros Professores. São Paulo: Global, 2010.

 


[1]Acadêmico do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.

E-mail: edhulima56@gmail.com

[2]Professora Doutora do Curso de Educação Física da UNICRUZ. E-mail: mkrug@unicruz.edu.br

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