07/08/2022

As Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Biblioteca Escolar com o recurso às Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Presentemente em algumas escolas públicas de Portugal Continental, além da disciplina de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico ser ministrada em contexto de sala de aula com o recurso às novas TIC, também utilizam o espaço pedagógico da Biblioteca Escolar para complementar as atividades a realizar decorrentes do programa curricular. Para isso, usam o Computador a Internet, o Google Forms, o Google Tradutor, o Google Pesquisa, o Google Classroom, o Google Drive, o Google Earth, os Kahoot’s, os Tablet’s, os Telemóveis, os Smartphones, os Quizzes, o YouTube, o Word, o Excel, o PowerPoint, o Paint, os Projetores, as Plataformas da Escola Virtual, da Aula Digital, da Escola Mágica e da Santillana, assim como uma gama diversificada de recursos educativos digitais direcionados a esta disciplina.

Estas atividades que em muitas escolas públicas portuguesas são concretizadas na Biblioteca Escolar são essenciais para que se consigam atingir os objetivos propostos inicialmente para a disciplina de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, já que são mais motivadoras para os alunos realizarem com sucesso o seu processo de ensino e de aprendizagem.

Deste modo, nos últimos anos vem-se constatando que estes espaços pedagógicos diferenciados que são as Bibliotecas Escolares, têm contribuído para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, assim como dos resultados escolares dos alunos, nos casos em que são utilizadas as novas TIC.

Por último, devo referir que é do interesse de todos (administração educativa nacional, regional e local portuguesa, comunidades escolares, pessoal docente, não docente e discente, Diretores, Subdiretores, Adjuntos, Assessores, Stakeholders, Conselho Geral, Conselho Pedagógico e Conselho Administrativo) manter este status quo, visando garantir a manutenção do sucesso escolar, educativo e académico dos alunos e o sucesso das organizações escolares alcançado com este tipo de estratégia na lecionação da disciplina de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×