23/08/2018

Arqueólogos realizam investigação Arqueológica na área de implantação da Mineração MM Pedras, Riacho Seco-Curaçá, Bahia.

Uma equipe formada por pesquisadores de arqueologia da Patrimonium Consultoria realizaram no mês de julho de 2018, uma investigação arqueológica na área de implantação da mineração de cobre MM Pedras no povoado de Riacho Seco em Curaçá-Bahia. No decorrer das pesquisas não foram encontrados vestígios arqueológicos para a atual área destina a implantação da mineração, entretanto, através da indicação da população local, foram encontrados 17 pilões em pedra (lajedo), um pilão solto e fragmento cerâmico próximos a uma lagoa chamada de poças distante alguns quilometros do empreendimento.

Figura 1: Pilões em pedra e fragmento cerâmico.

Outras observações realizadas pelos pesquisadores correspondem ao patrimônio material e imaterial do município de Curaçá, na Bahia. O município apresenta um patrimônio edificado de arquitetura histórica com período de construção do século XIX. A saber: o prédio da Prefeitura, a Catedral de Bom Jesus, Casas de moradia, o teatro de Curaçá chamado Raul Coelho, de mesmo nome do fundador e construído no ano de 1895. Hoje é considerado o terceiro teatro construído no estado da Bahia.

Figura 2: Prefeitura Municipal de Curaçá, Bahia.

Descrição: C:\Users\Joyce.Patrimônio\Pictures\Curaçá 2\20180704_094033.jpg

Figura 3: Catedral de Curaçá, Bahia.

Descrição: C:\Users\Joyce.Patrimônio\Pictures\Curaçá 2\20180704_093602.jpg

Além disso, conta com os saberes e fazeres que são conhecimentos construídos na histórica lida com a terra; o plantio de mandioca e produção de farinha, a produção de hortaliças, motivos de saudoso orgulho; mas também suas festas e manifestações culturais, como a festa de vaqueiro, como o reisado, a devoção católica expressa nas novenas do mês mariano e a adoração a São José, as cantorias de roda, a marujada e dentre outros.

Destaca-se ainda que além das atividades realizadas em campo, os pesquisadores orientaram a comunidade próxima ao empreendimento da importância em se conhecer e conservar esse patrimônio cultural.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×