23/11/2020

Aprendizagem Colaborativa

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

Ao analisar história da educação, poder-se-á perceber que em termos de metodologia da aprendizagem, pouco se evoluiu, já que em muitos lugares o centro continua sendo o falar do professor e o ouvir do educando.

Poucos são as instituições educacionais e seus profissionais que buscam uma reaprendizagem do processo ensino-aprendizagem, buscando inserir novas metodologias que no caso da aprendizagem colaborativa se dá pela metodologia interativa.

Partindo do pressuposto que o aprender é colaborativo, porque as escolas não usam da metodologia interativa para efetivar o que foi dito acima?

Aprender de forma interativa não é nada inovador, pois estudos relatam que isso ocorre desde 1919 através da Pedagogia Waldorf que foca um trabalho baseado na colaboração e não competição, e os livros são os menos importantes em relação as pessoas.

As vivências contam mais que conhecimento crítico, ou seja, a interação é o primordial nesta pedagogia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)[1], o aprender colaborativo trabalha com oportunidade para que todos cresçam e a interação é essencial para que um auxilie no aprendizado do outro com ambiente centrado no todo.

Interessante perceber que esta metodologia diverge do estímulo resposta porque trabalha com a proatividade do educando bem como o senso de pesquisa por meio da investigação, já que o tempo todo é fomentado a curiosidade do aluno e a sua autonomia em pesquisar.

Obviamente que em relação a metodologia tradicional de ensino, a colaborativa contribui demasiadamente com a comunicação, senso crítico, lógico e analítico do aluno, melhor relacionamento interpessoal, elevação da autoestima bem como desenvolvimento de novas competências comportamentais e intelectuais além do o respeito por pontos de vistas diferentes e/ou até mesmo divergentes por meio do desenvolvimento das habilidades de compreensão.

Interessante perceber que na aprendizagem colaborativa é instigado ao aluno a investigação de informações com criticidade e de forma imparcial, facilitando assim uma melhor compreensão da mesma para que se possa encontrar meios para resolução de situações problemas.

Na metodologia interativa a negociação é de suma importância o que contribui com o desenvolvimento da inteligência emocional que segundo Goleman em seu livro Inteligência Emocional, publicado pela Objetiva em 1995 a Inteligência emocional foca a confiança, curiosidade, intencionalidade, autocontrole, relacionamento, capacidade de comunicar-se e cooperatividade.

Pode-se observar que realmente a aprendizagem colaborativa é inovadora quanto ao processo ensino-aprendizagem, mas cabe a seguinte pergunta: Será que escolas e alunos encontram-se preparados para esta nova metodologia? Como o aluno que mal faz suas atividades e mal assiste aula se comportaria com tanta autonomia no processo ensino-apredizagem?

São várias perguntas, mas cabe aqui uma resposta que serve para nos auxiliar na reflexão dos questionamentos acima: De nada adiantará uma metodologia tradicional e/ou metodologia interativa se o aluno não tiver disciplina e respeito pelo próximo e principalmente pelos profissionais.

 

[1] Para mais informações vide https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-aprendizagem-colaborativa/

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