09/09/2019

Apontamentos Sobre As Dificuldades Na Prática Pedagógica Em Educação Física: O Caso Dos Professores Iniciantes

APONTAMENTOS SOBRE AS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DOS PROFESSORES INICIANTES

 

Hugo Norberto Krug[1]

 

RESUMO

Objetivamos neste estudo, identificar e analisar as dificuldades na prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com enfoque bibliográfico, tendo como interpretação das informações coletadas à análise documental. Pela análise das informações obtidas na literatura especializada em EF, onde a base de dados foi o indexador Google Acadêmico, concluímos que, pela complexidade do espaço educativo, este é permeado de dificuldades encontradas na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB e que, os mesmos, estão, principalmente, relacionados à fatores ligados aos próprios professores e à estrutura da escola/sistema educacional e, secundariamente, relacionados à fatores ligados aos alunos da EB.

Palavras-chave: Educação Física. Prática Pedagógica. Professores Iniciantes. Dificuldades.

 

1- AS CONSIDERAÇÕES INICIAIS: abordando os professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica e suas dificuldades na prática pedagógica

De acordo com Krug et al. (2017d, p.50), “a preocupação com a profissão docente tem sido objeto de inúmeros estudos nos últimos anos [...], mas, segundo Krug et al. (2019b, p.224), “[...] destacam-se aqueles que buscam, por diferentes caminhos, compreender as dificuldades no cotidiano escolar na contemporaneidade” (grifo nosso a partir de momento). Dessa forma, Somariva; Vasconcellos e Jesus (2013, p.1) apontam que, “muito se tem discutido sobre as dificuldades da prática docente no âmbito escolar”.

A respeito desta temática, Krug e Krug (2018) salientam que, as dificuldades não são poucas. Nesse cenário, Somariva; Vasconcellos e Jesus (2013, p.5) afirmam que, “o professor de Educação Física enfrenta muitas dificuldades no processo ensino-aprendizagem, principalmente em escolas públicas. Dificuldades que, muitas vezes, acabam desmotivando esse profissional”. Desse modo, os autores citados acrescentam que, na “[...] Educação Física, observa-se certa insegurança no que diz respeito às dificuldades com a prática pedagógica, atravessada pelo professor em seu cotidiano escolar”.

Nesse cenário descrito, consideramos necessário, lembrarmos Cunha (1992) que diz que, a prática pedagógica do professor é seu cotidiano na preparação e execução do ensino.

Ainda, achamos importante, citarmos Luft (2000) que coloca que, dificuldade significa uma característica, particularidade ou caráter daquilo que não é fácil; é o atributo do difícil. Acrescenta que, dificuldade é o que se considera difícil, trabalhoso, árduo ou laborioso; o que impede alguma coisa; aquilo que estorva ou atrapalha o desenvolvimento de algo; um impedimento ou obstáculo.

Já, segundo Krug e Krug (2018), as palavras problemas/dificuldades/dilemas/desafios podem ser consideradas como sinônimos, pois simbolizam todas as situações problemáticas que permeiam a prática pedagógica dos docentes.

Diante desse cenário, das dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar, foi que nos preocupamos especificamente, com os professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), pois, para Gabardo e Hobold (2013, p.531), “[o] período inicial da profissão docente é um momento de grande importância na constituição da carreira do professor [...]”. Já, de acordo com Rezer; Madela e Dal-Cin (2016, p.66), “[...] o ingresso na carreira docente se constitui como espaço e tempo de provação que, sem dúvida, irá se desdobrar em influências das mais diversas ao longo de toda a carreira docente do professor” (grifo do próprio autor).

Nesse sentido, Santos et al. (2016, p.32) destacam que, “estudos sobre o início da docência (em Educação Física) vêm ganhando espaço nos últimos anos” (inserção nossa) e, nessa direção de temática, apontamos diversas investigações: Medeiros et al. (2014); Krug (2017); Krug et al. (2017a); Krug et al. (2017b); Krug et al. (2017d); e, Krug et al. (2019a).

Assim, no cenário do início da docência, nos reportamos a Gonçalves (1992) que diz que, a função do professor subentende ensinar, isto é, transmitir conhecimentos específicos e diversificados aos alunos, organizar o trabalho em aula, manter a disciplina, estabelecer relações com as pessoas, ter um papel de educador junto aos alunos e, ainda promover a animação das atividades, etc., o que implica o surgimento de dificuldades na prática docente que são geradas, antes, durante e depois das aulas. Dessa maneira, segundo Krug et al. (2016), a prática pedagógica em EF é carregada de dificuldades.

Dessa forma, embasando-nos nestas premissas descritas anteriormente, formulamos a seguinte questão problemática, norteadora do estudo: quais são as dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB?

Então, a partir dessa indagação, o estudo teve objetivo geral, identificar e analisar as dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB.

Justificamos a realização deste estudo, com a intenção de que as informações coletadas, poderão possibilitar uma reflexão sobre os fatores que dificultam a prática pedagógica de professores de EF iniciantes da EB, buscando, assim, uma melhor compreensão do que interfere na qualidade da atuação deste docente na EF Escolar.

 

2- OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: descrevendo os caminhos percorridos pela temática em questão

De acordo com Telles e Krug (2014, p.3), “[...] os procedimentos metodológicos manifestam a intencionalidade e os pressupostos teóricos dos pesquisadores, [...]”, e, nesse sentido, caracterizamos este estudo como uma pesquisa qualitativa com enfoque bibliográfico.

Para Gamboa (1995, p.61), a pesquisa qualitativa proporciona “a busca de novas alternativas para o conhecimento de uma realidade tão dinâmica e policefática como a problemática [...]” da educação. Então, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, que, segundo Carvalho (1987, p.110), “é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais e específicos a respeito de determinado tema”. Nesse sentido, achamos necessário, citarmos Ferrari (1982) que ressalta que, a pesquisa bibliográfica permitirá ao investigador uma visão geral das contribuições científicas de outros pesquisadores sobre determinado assunto, não permitindo que o rumo de uma pesquisa seja igual à outra.

Assim, neste estudo, o assunto referiu-se às ‘dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB’.

Dessa forma, no primeiro momento da pesquisa, efetuamos um levantamento sobre a literatura que aborda as dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB. No segundo momento da pesquisa, utilizamos à análise documental, que, de acordo com Lankshear e Knobel (2008), é baseada em documentos e constrói interpretações para identificar significados. No terceiro momento da pesquisa, desenvolvemos o presente texto, a partir das análises sobre as obras encontradas.

Particularmente, a busca na literatura especializada em EF foi realizada na base de dados do indexador Google Acadêmico. Foram encontrados dez manuscritos que abordavam a temática em questão: Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Conceição et al. (2015); Quadros, L. et al. (2015); Quadros, Z. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Santos et al. (2016); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); e, Krug et al. (2019b).

 

3- OS RESULTADOS E AS DISCUSSÕES: explicitando os achados sobre os professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica e suas dificuldades na prática pedagógica

Os resultados e as discussões foram orientados e explicitados tendo como referência o seu objetivo geral.

Assim, a construção do conhecimento deste estudo, baseou-se nas interpretações das informações obtidas pela análise documental, as quais possibilitaram a identificação e a análise das dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB constantes no quadro 1, a seguir.

 

Quadro 1 – Dificuldades encontradas na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB.

Dificuldades

Estudos

Quantidade

1-As condições de trabalho difíceis (falta de espaço físico e materiais para as aulas)***.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Conceição et al. (2015); Quadro, L. et al. (2015); Quadros, Z. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Santos et al. (2016); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

10

2-A indisciplina dos alunos*.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Conceição et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Santos et al. (2016); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

8

3-A falta de interesse dos alunos pelas atividades propostas*.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Quadros, Z. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

7

4-A falta de apoio da comunidade, pais e alunos***.

 Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Conceição et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Santos et al. (2016).

5

5-As turmas heterogêneas quanto às idades dos alunos***.

 Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Quadros, Z. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

5

6-As intempéries do tempo***.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Quadros, Z. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

5

7-O choque com a realidade escolar**.

Ilha e Krug (2012); Conceição et al. (2015); Quadros, L. et al. (2015); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

5

8-Falta de experiência prática com a escola, alunos (inexperiência profissional)**.

 Quadros, L. et al. (2015); Quadros, Z. et al. (2015); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

5

9-A falta de um planejamento curricular para a EF***.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

4

10-O número elevado de alunos nas turmas***.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

4

11-Ministrar aulas com alunos de ambos os sexos**.

Ilha e Krug (2012); Krug; Krug e Ilha (2013); Ilha e Krug (2016); Krug et al. (2019b).

4

12-A desvalorização da EF***.

Conceição et al. (2015); Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

4

13-A dificuldade no planejamento das aulas**.

Quadros, L. et al. (2015); Quadros, Z. Et al. (2015); Krug et al. (2019b).

3

14-Dificuldades na adaptação ao ambiente escolar**.

Quadros, L. et al. (2015); Quadros, Z. Et al. (2015); Krug et al. (2019b).

3

15-O isolamento profissional docente***.

Krug et al. (2017c); Krug et al. (2018); Krug et al. (2019b).

3

16-A falta de controle/ domínio da turma de alunos**.

Quadros, L. Et al. (2015); Krug et al. (2019b).

2

17-A insegurança na docência**.

Quadros, L. Et al. (2015); Krug et al. (2019b).

2

18-Dificuldade na forma de escolher os conteúdos da EF a serem ministrados (na escolha e organização dos conteúdos)**.

 Santos et al. (2016); Krug et al. (2019b).

2

19-Dificuldade na gestão da aula**.

 Santos et al. (2016); Krug et al. (2019b).

2

20-A resistência dos alunos às atividades propostas*.

Conceição et al. (2015).

1

21-A formação deficiente do próprio professor**.

Krug et al. (2018).

1

Legenda: *Dificuldades ligadas aos alunos da EB; **Dificuldades ligadas aos próprios professores de EF iniciantes na EB; ***Dificuldades ligadas à estrutura da escola e/ou sistema educacional.

Fonte: O Autor.

 

No quadro 1, podemos perceber a ‘identificação de um rol de vinte e uma diferentes dificuldades’ na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB, constantes nos manuscritos estudados (dez).

Assim, para melhor explicitar esse rol, destacamos as seguintes relações:

1º)sobre as principais dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB’, constatamos as seguintes: a)1-As condições de trabalho difíceis, isto é, a falta de espaço físico e materiais para as aulas’, citada em dez manuscritos; b)2-A indisciplina dos alunos’, citada em oito manuscritos; e, c)3-A falta de interesse dos alunos pelas atividades propostas’, citada em sete manuscritos. Esse fato está em consonância com o estudo de Krug (2017), intitulado ‘Comparação das dificuldades encontradas na prática pedagógica em Educação Física de acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado e professores iniciantes na Educação Básica’, que constatou que, ‘as condições de trabalho difíceis (falta de espaço físico e materiais para as aulas)’; ‘a indisciplina dos alunos’; ‘a dificuldade no planejamento das aulas’; ‘o choque com a realidade escolar’; ‘a falta de interesse dos alunos pelas atividades propostas’; e, ‘a falta de controle/domínio da turma’ foram as principais dificuldades; e,

2º)sobre os fatores que estão ligados às dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB’, constatamos os seguintes: a) dez estão ligadas aos próprios professores de EF iniciantes da EB’** (7; 8; 11; 13; 14; 16; 17; 18; 19 e 21); b)oito estão ligadas à estrutura da escola/sistema educacional’*** (1; 4; 5; 6; 9; 10; 12 e 15); e, c)três estão ligadas aos alunos da EB’ (2; 3 e 8). Esse fato está em consonância com o estudo de Krug (2017) que constatou que, as dificuldades na prática pedagógica, tanto de acadêmicos de EF, quanto de professores de EF iniciantes na EB, estão ligadas aos próprios acadêmicos e/ou professores, aos alunos da EB, bem como à estrutura da escola/sistema educacional.

 

4- AS CONSIDERAÇÕES FINAIS: concluindo sobre os professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica e suas dificuldades na prática pedagógica

Pela análise das informações obtidas na literatura especializada em EF, sobre a temática em questão, constatamos que ‘identificamos um rol de vinte e uma diferentes dificuldades na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB’ constantes nos manuscritos estudados.

Ainda, constatamos que, de forma geral, as ‘diferentes dificuldades’ na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB, estão, ‘principalmente, ligadas aos próprios professores de EF iniciantes e à estrutura da escola/sistema educacional’ e, ‘secundariamente, ligadas aos alunos da EB’.

A partir destas constatações, concluímos que, pela complexidade do espaço educativo, este é permeado de dificuldades encontradas na prática pedagógica de professores de EF iniciantes na EB e que, os mesmos, estão, principalmente, relacionados à fatores ligados aos próprios professores e à estrutura da escola/sistema educacional e, secundariamente, relacionados à fatores ligados aos alunos da EB.

Para finalizar, destacamos que, é preciso considerar que, este estudo fundamentou-se nas especificidades e nos contextos de dez manuscritos, pertencentes à base de dados do indexador Google Acadêmico sobre a temática em questão e, que, por isso, a temática não está esgotada, portanto, não podendo ser generalizado os seus achados, sendo somente encarados como uma possibilidade de ocorrência.

 

REFERÊNCIAS

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[1] Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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