26/10/2018

ANÁLISE DAS POLITICAS PUBLICAS NO MUNICIPIO DE TUPANCIRETA-RS: GESTÃO PROJETOS DE ATIVIDADE FISICA, ESPORTE E LAZER.

João Guilherme Hofmeister Corrêa (joaoguilherme.hoff@gmail.com); Matheus Rodrigues Villa Real (matheusrreal@hotmail.com); Leonardo Alves da Silva (leotupan59@gmail.com); Prof.ª Dr.ª Marilia de Rosso Krug (mkrug@unicruz.edu.br).

 

RESUMO

 

Muito ouvimos falar sobre as políticas públicas de saúde e atividade fisica, mas pouco corremos atrás para entender quais são os projetos, de que maneira eles são realizados em nossa cidade, e qual a importância da presença de um profissional qualificado nesses projetos. O objetivo principal deste estudo é analisar as políticas públicas com foco nos projetos voltados ao esporte e lazer e à atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida do municipio de Tupanciretã-RS, possibilitando, assim, identificar a realidade administrativa, profissional e populacional, bem como as dificuldades e benefícios dos projetos existentes, visando uma melhor compreensão sobre as políticas públicas em andamento e uma consequente intervenção para a melhoria nos projetos. Foram entrevistados dois secretarios municipais (Secretário da Saúde e Secretário do Esporte e Lazer), um profissional responsável por cada projeto e 17 usuários. As entrevistas se deram por meio de perguntas abertas direcionadas aos gestores e um questionário semiestruturado para os profissionais e usuários. Percebeu-se que há falta de projetos de políticas públicas, principalmente voltadas ao público masculino, acima de 40 anos. Dentre as dificuldades para os gestores e profissionais responsáveis, constatou-se a necessidade de uma melhor elaboração de planos de ação que comtemplem as necessitas da população atendida; uma maior organização do controle de frequência e; falta de avaliação para identificar os pontos positivos e negativos dos projetos.

 

Palavras-Chaves: . Saúde. Exercício Físico. Qualidade de Vida.

 

INTRODUÇÃO

 

A criação de projetos sociais ou ações promovidas pelo Estado em parceria com a sociedade, com o intuito de trazer melhorias e qualidade de vida para a população, gerando uma transformação social, são chamados de políticas públicas. Prezam pela coletividade e pelo interesse de todos os públicos, de forma que as políticas públicas ocorrem em diversas áreas, como saúde, educação, lazer, cultura, moradia, transporte, segurança, assistência social (FRITZEN, 2018). A implementação de uma política pública, que visa atender a todas as demandas do município implica em uma série de despesas públicas que, muitas vezes, dependem de recursos escassos impedindo, assim, que o gestor público supra as necessidades da população (OLIVEIRA, apud, GUIMARÃES, 2011).

As políticas públicas são desenvolvidas com base em percepções e convicções que beneficiem a população, sua criação se dá a partir da elaboração de um plano de gastos, desenvolvido pelo gestor público, que após autorizado pelo legislativo autoriza as despesas definidas (GUIMARÃES, 2011).

A promoção da saúde pode ser entendida como uma das estratégias de produção social de saúde, que ao ser implantada pressupõe a interação entre os setores administrativos, o indivíduo e sua comunidade, produzindo uma rede de corresponsabilidade pelo bem-estar global (MORETTI et al., 2009, p. 348). A saúde pode ser considerada como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença ou enfermidade (OMS, apud SILVA, 2005). Assim, “a relação entre o exercício, a atividade física e a longevidade é um aspecto fascinante que vem sendo objeto de inúmeras pesquisas” (MATSUDO, 2006, p. 135).

Considerando os enunciados acima, justifica-se o presente estudo que busca analisar as políticas públicas de esporte e lazer e de atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no Município de Tupanciretã – RS, identificando os pontos positivos e negativos, seus benefícios e suas dificuldades a partir da visão do gestor, dos profissionais responsáveis e de seus usuários.

Nesse sentido, este estudo se justifica na possibilidade de descrever a realidade dos projetos de saúde desenvolvidos no município e levantar considerações construtivas que possam ser apresentadas aos gestores e profissionais envolvidos, com o intuito de melhorar a atuação já planejada, definida e posta em prática.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva. O método qualitativo é baseado na investigação científica com foco na característica subjetiva do objeto analisado, permitindo o estudo das suas particularidades e experiências individuais. Com a utilização da pesquisa qualitativa, os entrevistados se encontram livres para apontar seus pontos de vista acerca do assunto o objeto de estudo (BONATTO, 2013).

A pesquisa descritiva, por sua vez tem como objetivo descrever as características da população, fenômeno ou experiência estudado. Este tipo de pesquisa estabelece uma relação entre as possíveis variáveis (classificação, medida/quantidade que podem alterar de acordo com o processo realizado) no estudo analisado (DUARTE, 2016).

Foram entrevistados dois gestores (Secretário da Saúde e Secretário de Esporte e Lazer), o profissional responsavel pelo projeto e 17 usuários das políticas públicas na área da atividade física, esporte e lazer  e na promoção da saúde e qualidade de vida do Município de Tupanciretã – RS. Com os gestores, profissionais e usuários realizada uma entrevista semiestruturada, com perguntas abertas e previamente elaboradas.

Inicialmente foi realizado contato com o Secretário de Saúde, o Secretário de Esporte e Lazer do Município de Tupanciretã e com os profissionais responsáveis, visando identificar todos os projetos em andamento, para compreendeu seu funcionamento e seus recursos. Após foi realizada a entrevista, oportunidade em que também foram entrevistados os usuários dos projetos, para identificar na visão deles as dificuldades e os benefícios dos projetos. Apartir das entrevistas as respostas foram analisadas e interpretadas a partir da inferência percentual.

 

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS


 

Neste estudo foi analisado dois projetos: um de esporte e lazer “Despertando Talentos” e um de atividdae física na promoção da saúde “Atividade Física para Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF2”, por serem os únicos em desenvolvimento no município de tupanciretã com foco para qualidade de vida a partir da prática esportiva.

Ao entrevistar o Secretário de saúde, gestor do projeto Atividade Física para Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF2, ele relatou que o objetivo deste projeto é a melhora do condicionamento físico, a promoção da saúde e do bem-estar, voltado aos adultos da cidade de Tupanciretã. Conforme mencionado o projeto está em funcionamento, porém vem sendo realizado na ESF 2, pois a Academia ao Ar Livre ainda está em construção. O gestor destacou que os pontos positivos são perceptíveis a partir da constatação de uma melhora da qualidade de vida e na interação social dos usuários, em contrapartida como pontos negativos destacou a recorrente falta de apoio dos usuários e a falta de financiamento governamental para realização e melhoria do projeto.

A profissional de educação fisica responsável pela execução do projeto, considera-o de extrema importância para uma melhora da qualidade de vida, na realização das tarefas rotineiras e na ativação da memória dos usuários através de movimentos que dependem de raciocínio. Constatou que os usuários apresentam uma melhora na autoestima que consequentemente reflete em uma incrível melhora na qualidade de vida. A profissional realiza as atividades com mulheres entre 50 e 90 anos uma vez na semana, onde são realizadas aulas sem coreografia pronta, pois são observadas as dificuldades individuais visando o maior cuidado e atenção as limitações das usuárias. Ainda, salientou que seria necessária a contratação, através de concurso público, de novos profissionais com perfil para trabalhar com idosos e outras faixas etarias, visando uma ampliação do projeto.

Após a entrevista com os particpantes foi possível constatar que, apesar do projeto abranger ambos os sexos, atualmente todos usuários são mulheres entre 50 e 90 anos, dentre elas a maioria são aposentadas e donas de casa, com segundo grau incompleto. Constatou-se que para elas o objetivo do projeto é o mesmo que o pessoal, qual seja uma melhora na qualidade de vida e interação social, pois é um momento “de encontrar as amigas e por o papo em dia”. Foi destacado como ponto positivo a professora, a amizade entre as usuárias e a importancia de manterem-se ativas. Apesar de terem conhecimento que a Academia ao Ar Livre ainda esta em construção por unanimidade destacaram como ponto negativo a realização das aulas em um local fechado e quente e a frequência de uma vez por semana. Acrescentaram que seria uma ótima melhoria para o projeto a implementação de aulas de hidroginástica e natação.

O Secretário de Esporte e Lazer ao ser entrevistado, gestor do projeto Despertando Talentos, relatou que o objetivo do projeto é a inclusão de jovens no âmbito esportivo, visando a melhoria da qualidade de vida e interção social entre os jovens, além de promover a participação da familia no projeto. Sem apresentar pontos negativos, destacou como pontos positivos que a prática esportiva possui um papel fundamental na retirada dos jovens das ruas. Relatou, também, que há um grande apoio por parte da comunidade, pois não implica em gastos por partes dos usuários vez que, o município arca com todas as despesas.

O profissional envolvido informou que além dele há mais um professor formado e um estagiário em formação. As aulas são realizadas duas vezes por semana em turno inverso ao calendário escolar, visando garantir um aumento na participação no projeto e na frequência escolar. Destacou que há uma perceptível melhora na qualidade de vida dos jovens e melhor interação entre os participantes, em contrapartida destacou que há dificuldade na aquisição de alguns materiais trazendo. Como sugestão de aperfeiçoamento do projeto, referiu o aumento do apoio das empresas no projeto, para que fosse possível estendê-lo a outros esportes.

Após a entrevista com os particpantes foi possível constatar que o projeto abrange ambos os sexos, com usuários entre 03 e 17 anos, todos estudantes (frequência escolar é um fator importante para a participação no projeto). Constatou-se que para eles o objetivo do projeto é, a aproximação entre os jovens e as atividades desportivas. Foi destacado, pela maioria, como ponto positivo os professores, a amizade entre os usuários e a prática de seu esporte favorito, como ponto negativo foi apresentado um déficit na realização de competições no município. Como sugestão para melhoria do projeto foi citado o aumento de dias e a inclusão de outras modalidades.

Para cada faixa etaria a organização mundial da saúde preestabeleceu parâmetros ideais de atividade, afirmando que os benefícios do exercício, em qualquer idade, são maiores do que qualquer problema que ele possa provocar (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, apud FERNANDES, 2012):

 

Para esta faixa etária Dos 5 aos 17 anos, atividade física inclui brincadeiras, jogos, esportes, locomoção, recreação, educação física ou exercício planejado, na família, em família ou durante participação em atividades comunitárias. Para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular, a saúde dos ossos, os biomarcadores de saúde cardiovascular e metabólica e reduzir o risco de aparecerem sintomas de ansiedade e depressão são recomendados.Pelo menos 60 minutos de atividade física diária, moderada ou intensa, mais de 60 minutos de atividade física diária proprocionam ganhos extras para a saúde.A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de grande intensidade devem ser incorporadas, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, três vezes por semana.

Para a faixa etaria dos 18 ao 64 anos A atividade física inclui o tempo de locomoção (por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta), ocupação (trabalho), serviços domésticos, jogos, esportes e exercício planejado, que devem ser feitos diariamente, de preferência em companhia da família, dos amigos ou de grupos da comunidade. Para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular e a saúde dos ossos, bem como reduzir o risco de doenças não transmissíveis e o surgimento de depressão recomenda-se, 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa são o mais adequado. A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração. Chegar a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou a 150 minutos de atividade aeróbica intensa trazem benefícios adicionais para a saúde. Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana.

Na faixa ateria A partir dos 65 anos A atividade física inclui locomoção, ocupação (se a pessoa ainda está engajada no trabalho), serviços domésticos, jogos, esportes e exercício planejado, que devem ser feitos diariamente, de preferência em companhia da família, dos amigos ou de grupos da comunidade. Para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular e a saúde óssea e funcional, além de reduzir o risco de doenças não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo, recomenda-se 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa são o mais adequado. A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração. Chegar a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou a 150 minutos de atividade aeróbica intensa trazem benefícios adicionais para a saúde traz benefícios adicionais. Adultos desta faixa etária com mobilidade reduzida devem realizar atividade física três ou mais dias por semana, como forma de melhorar o equilíbrio e evitar quedas. Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana. Adultos desta faixa etária que não possam fazer a quantidade recomendada de atividade física devido a condições de saúde devem ser tão fisicamente ativos quanto suas limitações o permitirem.

 

Assegurada pelo indivíduo em conjunto com os diferentes setores sociais através da promoção de ações articuladas e coordenadas, a saúde pode ser entendida, como um desfecho positivo decorrente da implementação de políticas públicas saudáveis interdisciplinares, que envolvem educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e psicólogos.

Apesar de ser comprovado que o exercício regular resulta em uma melhora na qualidade de vida, a sua implementação acarreta um aumento de gastos para a saúde municipal, surgindo, desta forma dificuldades no processo de implantação de políticas públicas destinadas à promoção da saúde.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A partir da análise das respostas das entrevistas, identificamos muitas dificuldades no desenvolvimento de alguns projetos de políticas públicas na cidade de Tupanciretã, pois os gestores e professores não contam com apoio da população, além das dificuldades com verbas para melhoria dos projetos. Por isso, é necessário fazer estratégias que aproximem a população e conscientize-a da importância dos projetos para a comunidade.

No projeto Atividade Física para Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF2, foi visto que há falta de investimento, pois a academia ao ar livre ainda está em fase de construção, além da falta de uma maior equipe, pois o projeto é conduzido por apenas uma professora. O projeto Despertando Talentos apresenta êxito em seu objetivo que é unir a familia ao projeto além de focar na inclução dos jovens ao esporte, utilizando o projeto para melhorar até a frequancia e a dedicação a escola.

Foi possível ver que, para a melhora dos projetos e a criação de novos, os gestores precisam criar um grupo de profissionais responsáveis pela administração dos projetos; profissionais qualificados de diversas áreas (Educador Físico, Nutricionista, Médico, Psicólogo, dentre outros) para atingir um grupo maior de usuários, além da criação de projetos que consigam atingir o público masculino adulto.

 

REFERÊNCIAS

 

BONATTO, Gabrielly. Métodos de Pesquisa. 2013 Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/37281753/metodos-de-pesquisa-gabrielly-bonatto>. Acesso em: 20 out. 2018

 

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa. 2016 Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm>. Acesso em: 20 out. 2018

 

FERNANDES, Lilian. Atividade Física: as recomendações da OMS para cada faixa etária. O Globo, 2012. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/atividade-fisica-as-recomendacoes-da-oms-para-cada-faixa-etaria-3781457>. Acesso em: 22 out. 2018.

 

FRITZEN, Nicole. Para entender a importância das políticas públicas. 2018. Disponível em: <https://medium.com/betaredacao/para-entender-a-import%C3%A2ncia-das-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-e54810540669>. Acesso em: 20 out. 2018

 

GUIMARÃES, Victor Chaves Ribeiro França. Políticas públicas: sua importância no desenvolvimento econômico do país e das empresas e seu controle e acompanhamentopelos cidadãos, especialmente os administradores. Faculdade Machado Sobrinho. Revista On-line, 2011. Disponível em: <http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo03REMS3.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.

 

MATSUDA, Sandra Mahecha. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.135-37, 2006. Disponível em: <https://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/37_Anais_p135.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.

 

MORRETI, A. et al. Práticas corporais/atividade física e políticas públicas de promoção da saúde. Rev. Saúde e Sociedade, vol. 18, n. 2, p. 345-354, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902009000200017&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 23 out. 2018.

 

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