Alunos iniciam treinamento para olimpíada de astronomia no exterior
Programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica
Os estudantes brasileiros que vão participar das Olimpíadas Internacional (IOAA) e Latino-Americana (OLAA) de Astronomia iniciaram nesta segunda-feira (28) o treinamento para as competições que ocorrem na Romênia e no Uruguai, respectivamente. A preparação termina neste domingo (4) em Passa Quatro (MG).
A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu. As aulas serão ministradas por Pâmela Marjorie, da equipe de coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI); e Jair Barroso, do Observatório Nacional (ON/MCTI).
O grupo composto por 14 alunos terá à disposição um planetário móvel cedido pelo Mast para analisar as constelações por meio de projeções. Os estudantes vão ainda aprender a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios.
A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica acontecerá de 1º a 11 de agosto. E a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica será no Uruguai de 10 a 16 de outubro. Para participar das duas olimpíadas, cada candidato precisou obter uma excelente pontuação na prova nacional da OBA. Em seguida, participou de seletivas e outra avaliação.
A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). Saiba mais no site www.oba.org.br.