Alunos do Senai constróem casa
Os alunos da primeira turma do curso "Construtores Residenciais" do Senai Orlando Lavieiro Ferraiolo, Unidade Tatuapé, na cidade de São Paulo, entregaram para o diretor da escola, Carlos Eduardo Cabanas, a chave da Casa 1.0 em alvenaria com blocos de concreto construída, em aulas práticas, pelos próprios alunos, no pátio da escola. A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira (18) durante a formatura dos 26 alunos.
Entre aulas práticas e teóricas, os alunos trabalharam o conceito da alvenaria estrutural e sua modularidade. Aprenderam também a montar toda a parte de esquadrias, tubulações elétricas e hidráulicas da casa. Ao todo, o protótipo demorou 180 horas para ser construído, como explica o aluno Fábio Zacarias. "Demoramos seis meses para finalizar a construção, porque nos revezávamos entre o canteiro de obra e a sala de aula. Mas, uma casa como esta dá para construir muito rápido", explica.
A Casa 1.0 é um projeto da Associação Brasileira de Cimento como uma alternativa para combater o déficit habitacional do Brasil. Cada unidade possui 42m2 e custa aproximadamente R$ 9 mil.
Iniciante em uma profissão de maioria masculina, a aluna Taline Moutinho, aprendeu que a construção de uma casa pode ser fácil e que a economia não está somente nos produtos mais baratos. "Os blocos vazados de concreto permitem a passagem de todas as tubulações sem precisar quebrar a parede e isso ajuda baratear a obra. Sem contar a economia com revestimentos", conta a estudante.
Este é o primeiro protótipo de Casa 1.0 construído na cidade de São Paulo e será utilizado como suporte de outras aulas do Senai Tatuapé. Segundo Cabanas, todo o material usado na construção da casa foi doado por parceiros do Senai.