12/07/2008

Alunos de Curitiba disputam campeonato mundial de robótica

Estudantes de dez escolas da rede municipal de ensino participarão neste sábado (12), da etapa regional do First Lego League (FLL), um campeonato de robótica mundial promovido pela dinamarquesa Lego, fabricante de brinquedos pedagógicos. Em Curitiba, o campeonato acontecerá na Escola Municipal Maria Clara B. Tesseroli, no Portão, reunindo alunos de 10 a 15 anos, que apresentarão projetos desenvolvidos em equipe e que buscam a solução de problemas encontrados nas comunidades onde vivem.

Neste ano o FLL tem como desafio o tema Power Puzzle - Recursos Energéticos: encontrando soluções para a demanda global. Além de Curitiba, o campeonato está acontecendo em todo o país. No final, 20% dos estudantes que obtiverem as maiores pontuações estarão classificados para a etapa sul-americana que acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo.

Eleonora Bonato Fruet, secretária Municipal da Educação, diz que a robótica é um recurso importante que ajuda a trabalhar habilidades cognitivas e conteúdos pedagógicos. "É um recurso que causa encantamento e atrai os estudantes."

Os estudantes que participam do campeonato deste ano criaram projetos que reaproveitam a água da chuva para uso em banheiros e para molhar jardins; desenvolveram mantas térmicas usando caixas de leite longa vida para reduzir a temperatura das salas de aula; criaram mecanismos com garrafas plásticas para aumentar a luminosidade de salas e pátios e montaram uma placa solar com garrafas PET, caixas de leite e canos de PVC que aquece a água para uso na cozinha da escola.

Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos das escolas Albert Schweitzer e São Miguel, localizadas na Cidade Industrial; CAIC Bairro Novo, no Bairro Novo; Durival de Brito, no Cajuru; Erasmo Pilotto, Herley Mehl e Julia Di Lenna, no Boa Vista; Adriano Robine, Maria Clara B. Tesserolli e Papa João XXIII, no Portão.

Desafio - Com o objetivo de encontrar soluções para a demanda global por recursos energéticos, o campeonato FLL deste ano se dividiu em duas categorias Uma de pesquisa onde as equipes tiveram que levantar um problema em relação ao tema apresentado, pesquisar a respeito do assunto, criar uma solução, aplicar efetivamente essa solução. A apresentação da pesquisa acontecerá neste sábado (11), para um grupo de juízes que fazem parte da organização do campeonato.

Na segunda etapa os estudantes tiveram que construir um robô com peças de Lego e programá-lo para executar desafios pré-determinados. Para isso, cada equipe recebeu um kit composto por um tapete e estruturas feitas com peças de LEGO simulando situações ligadas ao tema energias alternativas.

A idéia é que os estudantes entendam os elementos de energia existentes em um mundo cada vez mais consumidor. Com isso, as equipes tiveram a oportunidade de conhecer tipos de energia, analisar possibilidades e trabalhar para melhorar o uso dessa energia. Eles puderam conhecer como determinada energia é gerada e estocada, de que forma é usada, quanto é consumida e como seus resíduos são eliminados.

Para isso, os estudantes escolheram um prédio municipal instalado na região onde moram, descobriram como é usada a energia no espaço e buscaram soluções para melhorar a eficiência energética do local. Depois os alunos divulgaram a idéia proposta na comunidade.

Resumo das pesquisas das dez escolas que participarão do campeonato de robótica:


E.M. Maria Clara B. Tesserolli

Equipe Tecnotesserolli

Projeto - Energia solar para aquecimento da água

Os estudantes montaram uma placa solar com garrafas PET, caixas de leite e canos de PVC que aquece a água que chega à cozinha da escola. A água que passa por essa estrutura chega à torneira a uma temperatura de 50 graus no verão e 30 graus no inverno.

O projeto foi criado a partir da reclamação dos funcionários do setor, que diziam que a água fria dificultava a limpeza dos utensílios. Além disso, o projeto evitou gastos com a compra de uma torneira elétrica.


E.M. Albert Schweitzer

Equipe Oceanus Energias Renováveis

Projeto - Placa Solar

Usando garrafas plásticas e caixas de leite, os estudantes construíram uma placa solar para aproveitar a luz solar que gera energia para um biodigestor e um fogão solar. Os equipamentos estão sendo usados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que vem conseguindo reduzir custos e ajudando a preservar o meio ambiente.


E.M. Herley Mehl

Equipe Liga da Energia

Projeto - Energia Eólica

Como a escola onde estudam fica numa localização onde o vento é propício para a captação e utilização como fonte de energia, os estudantes desenvolveram uma maquete que usa a energia eólica.

O projeto traz mecanismos básicos de um moinho que usa o vento para movimentar uma hélice. Ao movimentar-se a hélice gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade), canalizando assim para uma linha de transmissão e enfim para o consumidor.


E.M. Papa João XXIII

Equipe - Papa Power

Projeto - Economia de energia na E.M. Papa João XXIII.

Os estudantes criaram prateleiras de luz feitas com caixas de leite que fixadas nas janelas refletem os raios solares. O projeto melhorou a iluminação dentro das salas de aula.


E.M. São Miguel

Equipe - Fênix

Projeto -

O projeto prevê o resfriamento e a iluminação das salas de aula. Com o uso de caixas de leite, os estudantes confeccionaram uma manta térmica que foi colocada embaixo das telhas que cobrem o telhado da escola, diminuindo a temperatura.

Para melhorar a iluminação foram montadas, também com caixas de leite, placas refletoras instaladas sobre as lâmpadas da sala de aula. Para o teto do pátio, os alunos criaram lâmpadas usando garrafas PET cheias de água e cloro.


E. M. Júlia Amaral di Lenna

Equipe - Cyber Iron

Projeto - Reaproveitamento da água da chuva

A equipe pesquisou sobre o reaproveitamento da água da chuva para geração de energia. O projeto faz com que a água da chuva escorra pela calha, passe por canos adaptados caindo num reservatório. A força da água faz funcionar uma turbina que gera eletricidade.


E. M. Profº Erasmo Pilotto

Equipe - Navegadores da Tecnologia

Projeto - Reaproveitamento de água

Os estudantes fizeram duas pesquisas. A primeira usa a própria estrutura do telhado e das calhas instaladas nos prédios das escolas, criando um sistema de reaproveitamento da água da chuva para uso nos banheiros. O projeto sugere a construção de um reservatório subterrâneo que possui um sistema de filtragem que armazena e distribuir a água.

A segunda pesquisa refere-se ao tratamento do biogás (metano) liberado em excesso no aterro sanitário do Caximba, visando sua recuperação através da canalização, para produção de energia para cidades de porte médio e grande.


CEI Adriano G.C. Robine

Equipe - Cientistas da Tecnologia

Projeto - Energia que move o mundo

Os alunos pesquisaram a energia elétrica produzida pelas hidrelétricas por ser a energia mais próxima e a mais usada por eles. Para isso eles visitaram a Copel e receberam na escola a visita de técnicos da empresa, que fizeram uma vistoria nos prédios da escola e observaram o que poderia ser melhorado para evitar o desperdício de energia elétrica.

Então criaram uma comissão que teve a missão de evitar o desperdício de energia. Somente apagando as luzes das salas de aula nos recreios da manhã, do almoço e da tarde, a escola conseguiu reduzir em 6,5% na conta de luz.

Com esse projeto a escola economiza energia elétrica e contribui para a preservação do meio ambiente.


CAIC Bairro Novo - Guilherme Braga Sobrinho

Equipe - Ar

Projeto - Aproveitamento da água da chuva

Os estudantes desenvolveram um projeto que aproveita a água da chuva para uso em banheiros e para a lavagem do pátio; usa a energia solar para aquecer a água usada nos chuveiros e nas torneiras da cozinha; e a eólica para gerar energia que será usada na iluminação de salas de aula.


E.M. Coronel Durival Brito Silva

Equipe - Friends Conections

Projeto - Quatro Elementos

A equipe de alunos Friends Conections é multiplicadora das idéias do Projeto Quatro Elementos, realizado na Creche Casa da Criança São José, através da Ação Social do Paraná e do Instituto HSBC Solidariedade. O projeto tem como objetivo transformar a Creche em modelo de instituição com responsabilidade. Com ações específicas e participação da comunidade, busca pela conscientização da participação dos pais no processo educacional dos filhos para o meio ambiente.

(Envolverde/Prefeitura Municipal de Curitiba)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×