Alunos da FUMEC ganham prêmio nacional de iniciação científica
Pesquisa valida técnica que mapeia dinâmica de rios e reservatórios hidrelétricos
No dia 21 de setembro, os alunos de Engenharia Ambiental da Universidade FUMEC, de Belo Horizonte, Caetano Aliani e Mariana Miranda, recebem o “Prêmio Funadesp de Iniciação Científica – ano 2009”, na categoria “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”. O projeto de pesquisa, intitulado “Desenvolvimento metodológico para avaliação e espacialização da dinâmica hidrológica de rios e reservatórios e dos impactos ambientais associados – Estudo de caso do rio Xingu e do reservatório de Furnas” foi orientado pelo professor Marcelo de Ávila Chaves, e co-orientado pela professora Renata Silvino.
“Nos projetos de iniciação científica, adquirimos conhecimentos que não são ensinados na sala de aula, gerando futuramente um diferencial no mercado”, comemora Caetano, que se forma no final deste ano, junto com a colega Mariana. A pesquisa foi desenvolvida em 2008 no laboratório de geoprocessamento do CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, com o objetivo de solucionar um problema prático encontrado na delimitação de parque aquícola, ou seja, de área para a criação de peixes em tanques-rede no reservatório de Furnas e Três Marias; e nos estudos de impacto ambiental realizados pela Leme Engenharia para licenciamento da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ambos projetos do governo federal.
“Precisávamos identificar os locais mais adequados para implantar o parque aquícola, com o objetivo de diminuir o impacto causado pela concentração de peixes em área reduzida”, explica Chaves. O ideal é que a criação fique onde o reservatório não apresenta variações de nível da água, porque, senão, os peixes correm o risco de ficar de fora dela em períodos de seca. A falta de dados sobre a topografia do fundo dos reservatórios, por serem muito antigos, dificultava o trabalho. “Também tínhamos que conhecer a dinâmica do rio Xingu, que irá receber a usina de Belo Monte. Os mapas da cartografia tradicional, produzidos pelo IBGE, são obtidos em momentos de seca, e precisávamos identificar a extensão que o rio alcança na cheia”, completa o professor.
Para resolver a questão, foram testadas várias técnicas, e a que propiciou o melhor resultado necessitava ser validada cientificamente. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o método, aplicado em estudos de áreas urbanas para avaliar o crescimento das cidades, foi adaptado para estudos de água. A técnica se mostrou mais eficiente e precisa, e menos trabalhosa do que os métodos tradicionais, principalmente se aplicada no estudo de rios que apresentam conformação espacial complexa.
Por meio de técnicas de processamento digital de imagens, os alunos da FUMEC compararam imagens de satélite produzidas em duas épocas distintas: no período de cheia e de seca. As imagens superpostas permitiram a definição dos melhores locais para a criação de peixes e possibilitaram o mapeamento das áreas afetadas pela variação da lâmina d´água na superfície do rio Xingu. “Essas informações irão nortear a ocupação do entorno e o planejamento dos reservatórios hidrelétricos, inclusive para fins de uso múltiplo da água, que além de produzir energia, desempenha papel relevante no desenvolvimento turístico da região, na geração de renda através da criação de peixes, e na preservação do próprio reservatório”, afirma Chaves.
A solenidade de entrega do “Prêmio Funadesp de Iniciação Científica” acontece no Rio de Janeiro, durante o “X Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa” e “V Encontro Nacional do Fórum de Extensão das Instituições Particulares de Educação Superior”. Anualmente, a Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funadesp atribui a alunos de iniciação científica participantes de projetos de pesquisa das instituições de ensino superior conveniadas o primeiro e segundo lugares em três áreas do conhecimento: “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”, “Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde”, e “Ciências Humanas e Sociais, Letras, Lingüística e Artes”.